Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Política

25 Maio de 2019 | 13h31 - Actualizado em 26 Maio de 2019 | 11h34

África do Sul: João Lourenço prestigia Ramaphosa

Pretória (dos enviados especiais) - Com o Presidente João Lourenço entre os convidados, Cyril Ramaphosa foi investido, este sábado, para um mandato de cinco anos à frente dos destinos da nação sul-africana.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

1 / 1

Presidente João Lourenço, acompanhado da Primeira Dama Ana Dias Lourenço a chegada para à Investidura do Presidente da África do Sul Cyril Ramaphosa

Foto: Cortesia da SACII

Investidura do Presidente da África do Sul Cyril Ramaphosa

Foto: Cortesia da SACII

O Chefe de Estado angolano foi um entre os vários homólogos presentes no Estádio Loftus Versfeld, em Pretória, onde estiveram pelo menos 32 mil sul-africanos.

 Na cerimónia, em que Cyril Ramaphosa prometeu trabalhar "arduamente" para não desiludir os seus compatriotas, João Lourenço esteve acompanhado da primeira-dama, Ana Dias Lourenço.

 "As nossas relações de amizade e solidariedade têm hoje pela frente novos desafios", disse o Estadista angolano por altura da sua primeira visita à África do Sul, como titular do poder Executivo.  

Na mesma ocasião, Novembro de 2017, o Presidente da República clarificou que os desafios estavam especialmente voltados para os sectores económicos e sociais.

De lá para cá, os dois países vêm estreitando as relações nos diferentes domínios, com a assinatura de acordos e troca regular de delegações.  

Angola é um dos principais parceiros comerciais da África do Sul no continente africano. As exportações sul-africanas para Angola atingiram, em 2016, os 8,2 mil milhões de rands (500 milhões de euros).

No sentido inverso a África do Sul comprou 18 mil milhões de rands (1.100 milhões de euros) de petróleo a Angola. O Presidente João Lourenço deverá regressar a Luanda domingo (26). 

Leia também
  • 25/05/2019 11:05:01

    João Lourenço primeiro Presidente a chegar ao Estádio Loftus Versfeld

    Pretória - O Presidente da República, João Lourenço, foi o primeiro estadista a chegar ao Estádio Loftus Versfeld, palco da cerimónia de tomada de posse do Presidente eleito da África do Sul, Cyril Ramaphosa.

  • 24/05/2019 15:03:46

    Chefe de Estado viaja para África do Sul

    Luanda - O Chefe de Estado angolano, João Lourenço, viajou na tarde desta sexta-feira para a cidade de Pretória, onde vai participar na cerimónia de investidura do Presidente eleito da África do Sul, Cyril Ramaphosa.

  • 23/05/2019 20:41:04

    PR na investidura do homólogo sul-africano

    Luanda - O Presidente da República, João Lourenço, deixa o país, nesta sexta-feira, com destino a Pretória para participar na investidura do homólogo sul-africano, Cyril Ramaphosa, reeleito na última quarta-feira.