Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Política

22 Maio de 2019 | 07h55 - Actualizado em 22 Maio de 2019 | 07h55

Implementação das autarquias deve ajustar-se ao modelo governação

Huambo - A implementação das autarquias, com início previsto para 2020, deve estar ajustada ao modelo de governação do país, de acordo com a realidade económico-social de cada município, defendeu, terça-feira, no Huambo, o director do Centro de Pesquisa em Políticas Públicas e Governação Local, Carlos Teixeira.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Segundo o responsável, quando dissertava o tema “Contribuições do ensino superior no processo da implementação das autarquias em Angola”, é importante que o processo autárquico esteja associado ao actual contexto económico de cada um dos 164 municípios do país.

Afirmou que o gradualismo, apesar de resultar das assimetrias regionais desde o ponto de vista geográfico, humano, técnico e de infra-estruturas, é a medida mais acertada, por ser uma oportunidade para criar proximidade, identidade cultural e outros interesses.

Por esta razão, Carlos Teixeira disse que as autoridades devem eleger os municípios com melhores condições desde o ponto de vista de autonomia financeira e de recursos humanos, para se tornarem autarcas e, deste modo, consolidar-se à democracia.

“Não é o facto de se ter ou não uma autarquia que faz o crescimento equilibrado necessário para uma região, pois é também importante ter conhecimento técnico da população, por constituir o principal garante do desenvolvimento de qualquer localidade”, disse.

Entretanto, admitiu que o combate às assimetrias regionais depende, fundamentalmente, das habilidades dos políticos autárquicos em função dos programas a apresentar e, posteriormente, a realizar em benefício da população.

Aos estudantes da Universidade José Eduardo dos Santos, Carlos Teixeira apelou maior contribuição na moralização da sociedade, para o êxito do processo, com a divulgação de mensagem de cidadania em língua local.

Estiveram presentes membros de partidos políticos com assento parlamentar, professores, estudantes universitários e outros convidados.

Leia também
  • 21/05/2019 20:52:00

    Governador ressalta resultados do programa de combate à pobreza

    Malanje - O governador da província de Malanje, Norberto dos Santos, ressaltou, esta terça-feira, os resultados do Programa de Desenvolvimento Local e Combate à Pobreza na região, considerando as acções como principais focos de governação local.

  • 21/05/2019 00:03:13

    Síntese das principais notícias das últimas 24 horas

    Luanda - A Agência Angola Press incluiu na sua emissão das últimas 24 horas, entre outros, os seguintes assuntos:

  • 20/05/2019 22:27:09

    Governo de Malanje expectante com visita do PR

    Malanje - O governador provincial de Malanje, Norberto dos Santos, afirmou nesta (segunda-feira), estar expectante com a visita do Presidente da República, João Lourenço, à região, realçando que a ocasião servirá para expor as principais preocupações com que a província se debate, sobretudo ligadas aos sectores económico e social.