Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Política

23 Maio de 2019 | 00h13 - Actualizado em 22 Maio de 2019 | 20h51

Síntese das principais notícias das últimas 24 horas

Luanda - A Agência Angola Press incluiu na sua emissão das últimas 24 horas, entre outros, os seguintes assuntos:

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Inspecção

Malanje - O Presidente da República, João Lourenço, inteirou-se do estado das obras do Instituto de Tecnologia Agro-Alimentar de Malanje (ISTAM) e da centralidade localizada no bairro Carreira de Tiro 2, em Malanje.

Visita

Malanje - O Presidente da República, João Lourenço, terminou hoje (quarta-feira) a visita de trabalho de dois dias à província de Malanje, onde orientou a sessão do Conselho de Governação Local.

Aprovação

Luanda - A Assembleia Nacional aprovou, na generalidade, a proposta de Orçamento Geral do Estado (OGE) 2019 com 118 votos a favor, 28 contra (UNITA) e 13 abstenções da Coligação CASA-CE, FNLA e PRS.

OGE

Luanda - O Executivo angolano justificou, em Luanda, que a solicitação de revisão do Orçamento de Geral do Estado-2019, apresentada ao Parlamento, visou corrigir os desequilíbrios internos e externos na economia.

Mudanças

Luanda - O ministro da Defesa Nacional, Salviano de Jesus Sequeira, disse estar a efectuar "mudanças profundas" na organização e funcionamento do sector, para responder aos desafios da nova era política e de desenvolvimento do país.

Apoio

Luanda - O Governo angolano anunciou que vai reforçar o apoio ao investimento privado através do desenvolvimento de um programa de crédito onde estão previstas medidas de subvenção das taxas de juro

Extinção

Huambo - Duas famílias de aves raras no mundo que se encontram nas florestas montanhosas do município do Londuimbali, na província do Huambo, estão em risco de extinção, por causa da caça furtiva.

Importação

Luanda - Mais de quinhentos e oitenta e três milhões de dólares foram disponibilizados pelo Banco Nacional de Angola (BNA), no primeiro trimestre deste ano, para a importação de bens alimentares, recursos financeiros que exercem um peso significativo sobre as reservas internacionais líquidas.

Meteorologia

Huambo - O Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica (INAMET) aguarda por financiamento da congênere francesa (Meteo France), ao abrigo de um acordo já existente, para montar estações nos 11 municípios da província do Huambo.

Produção

Luanda - A Agência Nacional de Petróleo e Gás (ANPG) prevê uma produção petrolífera de cerca de três mil milhões de barris entre 2019 e 2025 (1,428 milhões de barris/dia), com o Estado a beneficiar 35 por cento desta produção.

Receitas

Luanda - A Unicargas arrecadou AKZ 1,5 mil milhões durante o primeiro trimestre deste ano, um aumento de 155 % em relação ao período homólogo de 2018 em que as receitam se situaram em 617 milhões de kwanzas.

Reabilitação

Luanda - Quarenta milhões de dólares é o valor necessário para a reabilitação do cais do Terminal Polivalente do Porto de Luanda, sob gestão da Unicargas, informou o presidente do Conselho de Administração da Transportadora de Cargas e Operadora de Terminais, Celso Rosas.

Contrabando

Mbanza Kongo - Seiscentos litros de gasolina contrabandeado, que tinham como destino a República Democrática do Congo (RDC), foram apreendidos pela Polícia Nacional na comuna do Luvo, província do Zaire.

Redução

Luanda - O Banco Nacional de Angola (BNA) reduziu em 2018 o número das entidades externas gestoras das Reservas Internacionais Líquidas (RIL), o que permite agora ao Banco Central gerir 90% das mesmas, informou o seu administrador, Miguel Miguel.

Vacinação

Chibia - Um milhão de cabeças de gado bovino é a meta das autoridades da Huíla para a campanha de vacinação lançada terça-feira, na Chibia, a 42 quilómetros a sul do Lubango, num processo que segue até Julho deste ano nos 14 municípios, dois anos após a última, que na altura atingiu 670 mil animais.

Meta

Luanda - O Ministério da Educação (MED) pretende, até 2022, atingir a cifra de 24 por cento de cobertura educativa na Primeira Infância, elevando os actuais 11, a afirmou, em Luanda, o director Nacional da Educação Pré-escolar, Muanda Mbiqui.

Ressarcimento

Lubango - Bombas de combustível e a Sonangol ressarciram os danos provocados a viaturas de pessoas singulares por consumo de gasolina contaminada, registado em Março último, com valores que rondam os mais de um milhão e 700 mil kwanzas.

Final

Luanda - O 1º de Agosto apurou-se para a final da Taça de Angola em futebol, ao vencer, no estádio 11 de Novembro, o Petro de Luanda, por 1-0, em jogo da meia-final.

Assuntos OGE  

Leia também
  • 22/05/2019 20:47:00

    OGE-2019 revisto aprovado na generalidade

    Luanda - A Assembleia Nacional aprovou, na generalidade, a proposta de Orçamento Geral do Estado (OGE) 2019 com 118 votos a favor, 28 contra (UNITA) e 13 abstenções da Coligação CASA-CE, FNLA e PRS.

  • 22/05/2019 19:39:10

    Governo justifica revisão do OGE

    Luanda - O Executivo angolano justificou hoje (quarta-feira), em Luanda, que a solicitação de revisão do Orçamento de Geral do Estado-2019, apresentada ao Parlamento, visou corrigir os desequilíbrios internos e externos na economia.

  • 14/12/2018 16:05:41

    Executivo recebe "luz verde" do parlamento para executar OGE 2019

    Luanda - O Parlamento deu "luz verde" para o governo executar, a partir de Janeiro de 2019, o Orçamento Geral do Estado (OGE), avaliado em 11,3 biliões de kwanzas, com votos contra da UNITA e CASA-CE e abstenção da FNLA e PRS, que chamaram para a "casa das leis" a liberdade e o poder de fiscalizar plenamente as acções do Executivo.