Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Política

30 Maio de 2019 | 20h17 - Actualizado em 30 Maio de 2019 | 20h16

Tribunal Supremo inicia sexta-feira julgamento de Augusto Tomás

Luanda - O julgamento do antigo ministro dos Transportes, Augusto da Silva Tomás, acusado de crimes de peculato, violação de normas de execução de orçamento e abuso de poder, de forma continuada, inicia nesta sexta-feira (31), na câmara criminal do Tribunal Supremo.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

edifício sede do Palácio da Justiça (arquivo)

Foto: Francisco Miúdo

Augusto da Silva Tomás, acusado também de envolvimento em desvio de fundos do Conselho Nacional de Carregadores, foi detido a 21 de Setembro de 2018. É igualmente acusado pelo cometimento de dois crimes de participação económica em negócio e de branqueamento de capitais.

No mesmo processo (nº 23/18), estão arrolados Isabel Cristina Gustavo Ferreira de Ceita Bragança e Rui Manuel Moita, ex-directores-gerais adjuntos para as Finanças e para a Área Técnica do Conselho Nacional de Carregadores, Manuel António Paulo, então director-geral do CNC, e Eurico Alexandre Pereira da Silva, ex-director adjunto para a Administração e Finanças.

Sobre Isabel Bragança, Rui Moita e Manuel António Paulo pesam um crime de peculato na forma continuada, um crime de violação das normas de execução do plano e orçamento na forma continuada, um crime de abuso de poder na forma continuada, três crimes de participação económica em negócio (apenas para a arguida Isabel Bragança), um crime de recebimento indevido de vantagem na forma continuada, um crime de concussão na forma continuada, um de branqueamento de capitais e um crime de associação criminosa.

Já Eurico Alexandre Pereira da Silva é acusado de três crimes, designadamente um de recebimento indevido de vantagem na forma continuada, um de concussão na forma continuada e de associação criminosa.

Os referidos cidadãos cumprem também prisão preventiva.

Leia também
  • 31/05/2019 00:02:15

    Síntese das principais notícias das últimas 24 horas

    Luanda - A Agência Angola Press incluiu na sua emissão das últimas 24 horas, entre outros, os seguintes assuntos:

  • 30/05/2019 21:28:13

    CPLP reafirma multilateralismo no domínio da Defesa

    Luanda - O ministro da Defesa de Cabo Verde, Luís Filipe Tavares, afirmou nesta quinta-feira, em Luanda, que os estados membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) continuam a trabalhar no quadro multilateral, para conferir mais segurança a região do Golfo da Guiné.

  • 30/05/2019 20:46:42

    Governo entrega restos mortais de Savimbi sexta-feira

    Luanda - Os restos mortais do líder fundador da UNITA, Jonas Savimbi, vão ser entregues à família e ao seu partido sexta-feira (31), para serem sepultados na localidade de Lopitanga, município do Andulo, província do Bié, no próximo sábado (1).