Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Política

12 Junho de 2019 | 19h53 - Actualizado em 13 Junho de 2019 | 10h51

Angola e UA analisam combate à corrupção

Luanda - A agenda do Executivo angolano sobre o combate à corrupção esteve no centro de um encontro mantido nesta quarta-feira, em Luanda, entre o ministro das Relações Exteriores, Manuel Augusto, e a comissária para os Assuntos Políticos da Comissão da União Africana (UA), Minata Cessouma.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

1 / 1

Ministro Manuel Augusto (dir) e Minata Cessouma, Comissária para os Assuntos Políticos da Comissão da União Áfricana

Foto: Cedida

Encontro entre as delegações do Ministério das das Relações Exteriores, e da União Africana.

Foto: Cedida

No encontro, que decorreu no Ministério das Relações Exteriores (Mirex), foi igualmente abordado a preparação das eleições autárquicas que Angola acolhe no próximo ano (2020).

Em nota de imprensa, o Mirex afirma que as duas entidades passaram, também, em revista questão relativas aos Direito Humanos, sobretudo o reforço do Estado de Direito e a promoção dos valores fundamentais à vida.

A coordenação de Angola do grupo de países africanos membros do Conselho de Direitos Humanos também mereceu uma análise entre o chefe da diplomacia angolana e a alta funcionária da UA.

Na ocasião, a comissária Minata Cessouma manifestou interesse em ver os recursos humanos angolanos inseridos nas actividades do Departamento de Assuntos Políticos da União Africana, incluindo nas Missões de Observação de Eleições no continente.

Os dois interlocutores concordaram com a criação da Agência Humanitária Africana para fazer face à deslocação forçada, resultante de catástrofes naturais no continente.

O diálogo entre Manuel Augusto e Minata Cessouma passou também pelo Acordo da Criação da Zona de Comércio Livre Continental Africana (ZCLCA), cujo lançamento da fase operacional vai ocorrer na Cimeira da União Africana, em Niamey, Níger, a 7 de Julho próximo.

Angola está na fase final do processo de ratificação do referido Acordo.

Minata Cessouma chegou esta quarta-feira a Angola para uma visita de três dias.

Assuntos Angola   Cooperação  

Leia também
  • 13/06/2019 00:01:31

    Síntese das principais notícia das últimas 24 horas

    Luanda - A Agência Angola Press incluiu na sua emissão das últimas 24 horas, entre outros, os seguintes assuntos:

  • 12/06/2019 19:57:21

    Caso CNC: Juiz continua interrogatório a Isabel Bragança

    Luanda - Após uma curta sessão de interrogatório, a que foi submetida esta quarta-feira, em juízo, a ré Isabel Bragança volta a ser ouvida quinta-feira, à instância do júri, num caso em que está acusada e pronunciada de violação de normas de execução de orçamento.

  • 12/06/2019 19:52:51

    Caso CNC: Termina interrogatório ao ex-ministro Augusto Tomás

    Luanda - O interrogatório ao arguido Augusto Tomás, acusado de desviar avultadas somas monetárias do Conselho Nacional de Carregador (CNC), terminou esta quarta-feira, após sete sessões de audiência e discussão do julgamento, que decorreu na Câmara Criminal do Tribunal Supremo.