Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Política

12 Junho de 2019 | 17h57 - Actualizado em 12 Junho de 2019 | 17h57

Polícia Fiscal regista 338 transgressões cambiais em 12 meses

Luanda - A Polícia Fiscal registou, nos últimos 12 meses, três mil e 45 infracções, das quais mil e 743 por contrabandos, 556 por fraude e evasão fiscal, 338 por transgressões cambiais, anunciou esta quinta-feira, em Luanda, o comandante deste órgão, Manuel Chima.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Comandante da Polícia Fiscal, Manuel Chima

Foto: Alberto Juliao

A alta patente policial, que falava no acto central do 23º aniversário da Polícia Fiscal adiantou que, no período em referência, foram também registadas 296 violações às normas marítimas e das pescas e 112 infracções de natureza diversa.

Formação de quadros 

O comissário Manuel Chima ressaltou, também, a aposta no aperfeiçoamento dos conhecimentos técnicos e profissionais dos efectivos da Polícia Fiscal.

Notou que, por razões objectivas ou subjectivas, “há quadros que se deixam ultrapassar em relação aos novos desafios da especialidade, face aos novos valores que surgem no seu escalão”.

Desde 2015, data da criação da Escola de Fiscalização Externa Tributária, foram realizados 41 cursos que resultaram na capacitação de três mil e 419 efectivos da Polícia Fiscal.

A alta patente policial disse estar em curso acções no âmbito fiscal e aduaneiro na Administração Geral Tributária (AGT) que irão concorrer para maior controlo e facilitação e implementação do Imposto sobre Valor Acrescentado (IVA), adesão à Zona Livre de Comércio da SADC, implementação do Acordo de Facilitação do Comércio da Organização Mundial do Comércio (OMC) e da Janela Única do Comércio.

De acordo com a fonte, para que os referidos projectos sejam implementados com sucesso, impõem-se à Polícia Fiscal, como força especializada do Comando Geral da PN, que visa assegurar a fiscalização das mercadorias que entrem e saiam do país, maior engajamento na sua acção operacional.

Reiterou, por outro lado, o compromisso do órgão no combate à exportação ilícita de capitais, fuga ao controlo de segurança exercido nos aeroportos, fraude e evasão fiscal, contrabando, entre outros.

O 23º aniversário da PF é comemorado sob o lema “No âmbito da implementação do Plano de Instrução Operativa e Patriótica da Polícia Nacional, Reforcemos a Fiscalização Externa no Quadro do Alargamento da Base Tributária da AGT, contribuindo na arrecadação de receitas para o OGE”.

Assuntos Angola   Polícia Nacional  

Leia também
  • 13/06/2019 00:01:31

    Síntese das principais notícia das últimas 24 horas

    Luanda - A Agência Angola Press incluiu na sua emissão das últimas 24 horas, entre outros, os seguintes assuntos:

  • 12/06/2019 19:57:21

    Caso CNC: Juiz continua interrogatório a Isabel Bragança

    Luanda - Após uma curta sessão de interrogatório, a que foi submetida esta quarta-feira, em juízo, a ré Isabel Bragança volta a ser ouvida quinta-feira, à instância do júri, num caso em que está acusada e pronunciada de violação de normas de execução de orçamento.

  • 12/06/2019 19:53:16

    Angola e UA analisam combate à corrupção

    Luanda - A agenda do Executivo angolano sobre o combate à corrupção esteve no centro de um encontro mantido nesta quarta-feira, em Luanda, entre o ministro das Relações Exteriores, Manuel Augusto, e a comissária para os Assuntos Políticos da Comissão da União Africana (UA), Minata Cessouma.

  • 12/06/2019 19:52:51

    Caso CNC: Termina interrogatório ao ex-ministro Augusto Tomás

    Luanda - O interrogatório ao arguido Augusto Tomás, acusado de desviar avultadas somas monetárias do Conselho Nacional de Carregador (CNC), terminou esta quarta-feira, após sete sessões de audiência e discussão do julgamento, que decorreu na Câmara Criminal do Tribunal Supremo.