Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Política

19 Junho de 2019 | 13h47 - Actualizado em 19 Junho de 2019 | 15h05

Angola aposta na diplomacia económica

Luanda - O ministro das Relações Exteriores, Manuel Augusto, defendeu, nesta quarta-feira, em Luanda, uma diplomacia com impacto real na economia e na sociedade angolana, tendo em vista a captação de mais investimento estrangeiro para o país.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

1 / 1

Conselho Consultivo do MIREX reúne quadros do sector

Foto: Francisco Miúdo

Ministro das Relações Exteriores, Manuel Augusto

Foto: Francisco Miúdo

No discurso de abertura do VIII conselho consultivo do seu pelouro, Manuel Augusto considerou fundamental que se opte por uma diplomacia proactiva e focada na diversificação económica nacional.

No encontrro, a decorrer até quinta-feira (20), o chefe da diplomacia angolana referiu-se à necessidade de o país apostar mais no ingresso de quadros angolanos nos órgãos de decisão das diferentes organizações internacionais e regionais.

Perante os participantes na reunião consultiva ordinária do Ministério das Relações Exteriores (MIREX), Manuel Augusto considerou indispensável a dinamização das relações com as comunidades angolanas no exterior.

Traçou como metas imediatas a efetivação do programa especial de registo civil, sobretudo, nos países fronteiriços, a fim de assegurar a participação da diáspora no desenvolvimento do país.

O ministro Manuel Augusto declarou, perante os directores dos órgãos executivos centrais, embaixadores, cônsules e chefes de departamento, que continua a dedicar atenção à conclusão dos acordos de promoção e protecção recíproca de investimentos.

Segundo o titular da pasta do MIREX, isto visa, entre outros factores, evitar a dupla tributação, criar um ambiente de negócios de confiança, bem como consolidar parcerias, tendo em vista a concretização dos programas do Executivo angolano.

No quadro bilateral, o chefe da diplomacia angolana realçou a importância da  eliminação dos constrangimentos, ainda existentes, na concessão de vistos, principalmente, para homens de negócios, e apelou aos chefes de missão para uma gestão responsável e transparente do dinheiro público.

O VII conselho consultivo está a debater a “gestão das missões diplomáticas e consulares e a reforma dos funcionários”, bem como o “plano de redimensionamento e o fundo interno do Ministério das Relações Exteriores”.

O encontro, que analisa a vida interna do MIREX, decorre sob o lema "Reforma e formação: uma visão virada para o futuro". 

Assuntos Angola   MIREX  

Leia também
  • 19/06/2019 16:07:59

    Reserva Federal acompanha reformas económicas em Angola

    Luanda - A Reserva Federal (Fed) dos Estados Unidos da América (EUA) acompanha com satisfação as reformas económicas implementadas pelas autoridades angolanas, depois da suspensão em 2015 da venda de dólares a bancos sediados em Angola.

  • 19/06/2019 05:49:21

    Síntese das principais notícias das últimas 24 horas

    Luanda - A Agência Angola Press incluiu na sua emissão das últimas 24 horas, entre outros, os seguintes assuntos:

  • 18/06/2019 20:06:28

    Tribunal julga ex-conselheiro do comandante geral da PN

    Luanda - O julgamento do ex-conselheiro do comandante geral da Polícia Nacional (PN), Francisco Massota, acusado de crimes de abuso no exercício do cargo, conduta indecorosa e burla por defraudação, iniciou nesta terça-feira (18), na sala do Tribunal Simulado do Instituto de Técnicas Policiais Osvaldo Serra Van-Dúnem.