Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Política

27 Junho de 2019 | 10h26 - Actualizado em 27 Junho de 2019 | 12h16

Angola e Mali abordam cooperação bilateral

Bamako (Dos enviados especiais) - O Presidente do Mali, Bubakar Keyta, recebeu quarta-feira, em Bamako, o vice-presidente de Angola, Bornito de Sousa, numa audiência em que as duas entidades analisaram a cooperação bilateral.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Mali: Vice-presidente da República, Bornito de Sousa

Foto: Pedro Parente

À saída do encontro, Bornito de Sousa afirmou à imprensa que durante o mesmo foi abordado o estado da preparação da 1ª edição da Bienal de Luanda - Fórum Pan-Africano para a Cultura da Paz, a ser realizada por Angola em Setembro do ano em curso.

Segundo o vice-presidente angolano, a audiência também serviu para aflorar aspectos relativos à comunidade maliana residente em Angola.

Questionado sobre o conflito armado e intercomunitário que assola o Mali, desde Março de 2012, Bornito de Sousa disse ter sido informado dos passos dados internamente, e apoiados pela ONU, visando a reconciliação nacional.

Sobre o assunto, destacou a recente nomeação de Tiebilé Dramé, da oposição, como novo ministro dos Negócios Estrangeiros do governo nomeado em Maio último.

O dirigente angolano efectua uma visita oficial de três dias ao Mali, em representação do Presidente João  Lourenço, convidado pelo homólogo maliano para o lançamento do livro sobre o percurso do antigo representante especial do secretário-geral da ONU em Angola, o maliano Alioune Blondin Beye.

O diplomata maliano morreu a 26 de Junho de 1998, vítima de acidente aéreo nas imediações de Abidjan, na Côte d'Ivore, durante uma digressão por países africanos, em busca de uma solução para a paz em Angola, que vivia um conflito armado.

Assuntos Angola   Cooperação   Diplomacia  

Leia também
  • 27/06/2019 08:33:56

    Angola reafirma aposta em nova aliança África - Europa

    Lisboa (Da correspondente) - O ministro das Relações Exteriores, Manuel Augusto, manifestou, quarta-feira, em Lisboa (Portugal), a disponibilidade de Angola contribuir para a construção de uma nova aliança África - Europa.

  • 26/06/2019 19:57:14

    Angola e Uganda analisam cooperação militar

    Luanda - Aspectos relacionados com o reforço da cooperação entre Angola e o Uganda, no domínio militar, estiveram no centro de um encontro mantido esta quarta-feira, em Luanda, entre delegações dos dois países.

  • 26/06/2019 17:16:23

    Bornito de Sousa destaca papel de Beye em Angola

    Bamako (dos enviados especiais) - O vice-presidente da República, Bornito de Sousa, afirmou, nesta quarta-feira, em Bamako, que o povo angolano nutre "uma grande estima" por Alioune Blondin Beye, pela sua contribuição para o alcance da paz em Angola.