Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Política

27 Junho de 2019 | 08h33 - Actualizado em 27 Junho de 2019 | 08h31

Angola reafirma aposta em nova aliança África - Europa

Lisboa (Da correspondente) - O ministro das Relações Exteriores, Manuel Augusto, manifestou, quarta-feira, em Lisboa (Portugal), a disponibilidade de Angola contribuir para a construção de uma nova aliança África - Europa.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Ministro das Relações Exteriores, Manuel Augusto

Foto: Clemente dos Santos

Manuel Augusto, que fazia uma abordagem sobre “África e Europa num mundo multi-polar ”, na Conferência Anual Empoderamento Europeu, salientou que alguns países africanos continuam a lutar com o legado do colonialismo, guerras civis, terrorismo, corrupção, falta de infra-estruturas, problemas ambientais e de desenvolvimento, mas também têm um enorme potencial com recursos naturais ricos e uma população jovem.

De acordo com o ministro, Europa e África devem encontrar um roteiro de cooperação que permita fortalecer o desenvolvimento sustentável e contribuir para uma parceria mutuamente vantajosa.

Relativamente à migração, Manuel Augusto disse ser uma situação que deve ser tratada numa perspectiva de longo prazo, pois pode contribuir para ultrapassar alguns desafios sócio-económicos em África e na Europa.

Embora as relações entre a Europa e África tenham contornos estratégicos para ambos, os países africanos estão inclinados a reconhecer que os ganhos reais entre os dois continentes são desproporcionais, uma vez que África continua a ser vista como um mero fornecedor de matéria-prima e mercadoria para a insdustria  líder na Europa.

O encontro, que decorreu durante dois dias, contou com a presença de actuais e antigos dignitários de diferentes continentes que, ao lado de diversos especialistas, abordam temas que têm a ver com a melhor relação entre a Europa e os seus parceiros intercontinentais.

Assuntos Angola  

Leia também
  • 26/06/2019 19:57:14

    Angola e Uganda analisam cooperação militar

    Luanda - Aspectos relacionados com o reforço da cooperação entre Angola e o Uganda, no domínio militar, estiveram no centro de um encontro mantido esta quarta-feira, em Luanda, entre delegações dos dois países.

  • 26/06/2019 17:16:23

    Bornito de Sousa destaca papel de Beye em Angola

    Bamako (dos enviados especiais) - O vice-presidente da República, Bornito de Sousa, afirmou, nesta quarta-feira, em Bamako, que o povo angolano nutre "uma grande estima" por Alioune Blondin Beye, pela sua contribuição para o alcance da paz em Angola.

  • 26/06/2019 16:33:00

    Municípios identificam acções para Plano Integrado

    Luanda - Os 164 municípios do país identificaram acções a desenvolver até 2020, no quadro do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM), a ser lançado quinta-feira (27).