Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Política

28 Junho de 2019 | 11h27 - Actualizado em 28 Junho de 2019 | 12h04

PIIM prevê concretizar 236 projectos de vias de comunicação

Luanda - O Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM), lançado esta quinta-feira pelo Presidente da República, João Lourenço, prevê a concretização de 236 projectos de vias de comunicação, repartidos pela colocação de asfalto, reabilitação e terraplanagem de estradas, bem como a instalação e reparação de pontes.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Vias em construção troço Samba Caju/Banga (arq)

Foto: Diniz Simão

O PIIM, cujo orçamento está estimado ao equivalente em kwanzas a dois mil milhões de dólares norte-americanos, prevê, de igual modo, a conclusão da primeira fase do Campus Universitário de Cabinda.

O Plano, que congrega propostas de necessidades, de iniciativa dos municípios, ajustadas às prioridades locais e aos anseios da população, será financiado com os recursos do Fundo Soberano de Angola (FSDEA).

A elaboração do programa teve um percurso de três etapas. Na primeira, foi realizado um levantamento profundo e exaustivo das necessidades de cada um dos 164 municípios angolanos.

Ao mesmo tempo, identificaram-se os projectos paralisados nesses territórios e que necessitam de ser retomados.

Na segunda, foram definidas as principais prioridades, de acordo com a visão dos municípios e das províncias, enquanto a terceira avançou para a elaboração da orçamentação das acções programadas.

Os programas, projectos e acções inscritos no PIIM incidem, fundamentalmente, sobre os sectores da saúde, construção e obras públicas, urbanismo, energia e águas, segurança e ordem pública, saneamento básico e infra-estruturas, administrativas e autárquicas, e, por último, intervenção nas vias de comunicação.

Globalmente, a execução do PIIM resultará no desenvolvimento de 1.864 intervenções e projectos em todo o país, afectos às áreas definidas como prioritárias. Os órgãos da administração local responderão por 68 por cento da programação, enquanto os restantes 32 serão de responsabilidade central.

A meta é disponibilizar, pelo país inteiro, quatro mil salas de aula, bem como construir, reabilitar e apetrechar mais unidades sanitárias. Ao mesmo tempo, está prevista a construção de oito edifícios para o funcionamento das autarquias locais, 500 escolas primárias e 36 complexos residenciais administrativos.

Os projectos do PIIM englobam, também, a reabilitação das vias de Luanda e a criação das infra-estruturas integradas da sede provincial do Bengo, a cidade de Caxito. 

Assuntos Governação  

Leia também
  • 27/06/2019 11:11:22

    PIIM será financiado com USD 2 mil milhões

    Luanda - O Presidente da República, João Lourenço, anunciou hoje, em Luanda, que o Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM), lançado esta manhã na capital do país, será financiado com o equivalente em kwanzas a dois mil milhões de dólares do Fundo Soberano de Angola (FSDEA).

  • 21/02/2019 12:46:53

    PR empossa vice-governadores do Cunene

    Luanda - O Presidente da República, João Lourenço, empossou hoje (quinta-feira), em Luanda, os dois vice-governadores da província do Cunene, nomeados dia 15 deste mês (Fevereiro) por decreto presidencial.

  • 31/01/2019 18:15:02

    Antiga administradora do Songo no Uíge detida por crime de peculato

    Uíge - A antiga administradora do município do Songo, na província do Uíge, Adelina Figueiredo Alexandre Pinto, foi detida quarta-feira, nesta cidade, pela Procuradoria Geral da República (PGR), acusada na prática dos crimes de peculato e falsificação de documentos durante o seu mandato.