Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Política

12 Julho de 2019 | 13h13 - Actualizado em 12 Julho de 2019 | 13h13

Angola e Alemanha analisam reforço da cooperação

Luanda - O Chefe de Estado angolano, João Lourenço, concedeu, nesta sexta-feira, uma audiência ao presidente do Conselho Federal da Alemanha, Daniel Günther, para a análise do reforço da cooperação bilateral.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

1 / 1

Audiência do Presidente João Lourenço a delegação alemã

Foto: Francisco Miudo

Chefe de Estado angolano, João Lourenço (à dir.) com o presidente do Conselho Federal da Alemanha, Daniel Günther

Foto: Francisco Miudo

À saída da audiência, Daniel Günther afirmou à imprensa que a mesma demonstra a importância que o Estado angolano atribui às relações com a Alemanha.

“Existem diversos projectos em que podemos reforçar a nossa relação”, sublinhou Daniel Günther, que está em Angola para uma visita de três dias.

Entre os projectos, destacou os relacionados com a construção naval e o sector da saúde, sublinhando haver, igualmente, potenciais áreas de cooperação no ramo energético.

João Lourenço recebeu o dirigente alemão minutos antes do início da cimeira quadripartida que junta, em Luanda, os presidentes da República Democrática do Congo (RDC), Félix Tshisekedi, do Rwanda, Paul Kagame, e do Uganda, Yoweri Museveni.

Angola e Alemanha estabeleceram relações diplomáticas em 1979. A parceria entre os dois países ganhou um novo impulso com a realização da I sessão da Comissão Bilateral, em 2012, em Berlim.

Nos últimos anos, Angola tornou-se no terceiro parceiro comercial da Alemanha na África subsahariana. Em 2010, o comércio bilateral rendeu no conjunto 491 milhões de euros.

Leia também
  • 12/07/2019 18:23:40

    Cimeira quadripartida privilegia diálogo para resolução de conflitos

    Luanda - Os Chefes de Estado das Repúblicas de Angola, Democrática do Congo, Uganda e Rwanda decidiram, esta sexta-feira, privilegiar a resolução de qualquer diferendo entre os seus respectivos países por meios pacíficos, através dos canais convencionais e no espírito de irmandade e solidariedade africanas.

  • 12/07/2019 14:20:05

    PR augura estabilidade na região dos Grandes Lagos

    Luanda - O Presidente da República, João Lourenço, espera que a região dos Grandes Lagos conheça, num futuro breve, dias melhores, numa altura em que estão em curso esforços para erradicar o fenómeno dos grupos armados, na República Democrática do Congo (RDC), que criam instabilidade na região.

  • 12/07/2019 11:08:16

    Presidentes do Rwanda, Uganda e da RDC em Luanda

    Luanda - Os presidentes do Rwanda, do Uganda e da República Democrática do Congo (RDC), respectivamente Paul Kagame, Yoweri Museveni e Félix Tshisekedi, chegaram na manhã desta sexta-feira a Luanda, Angola, para participar na Cimeira quadripartida consagrada à segurança e a cooperação regional.