Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Política

12 Julho de 2019 | 18h27 - Actualizado em 12 Julho de 2019 | 18h22

Jurista Carlos Burity vence concurso no TC

Luanda - O académico Carlos Alberto Bravo Burity da Silva venceu o concurso público curricular para o provimento do cargo de juiz conselheiro do Tribunal Constitucional (TC), actualmente presidido por Manuel Miguel da Costa Aragão.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Palácio da Justiça

Foto: Francisco Miúdo

Carlos Alberto Burity da Silva é, há décadas, professor de Direito na disciplina de Teoria Geral do Direito Civil.

Segundo uma publicação do TC divulgada na edição desta sexta-feira do Jornal de Angola, Carlos Alberto Bravo Burity da Silva foi o primeiro classificado no concurso a que concorreram mais cinco candidatos.

Nas classificações seguintes ficaram Adozindo de Jesus Marcolino da Conceição, José Moreno Pereira da Gama, Manuel Moreira Pinheiro, Nelson Eduardo Guerra Pestana e Hamilton Raul Ferrão da Silva.


Para avaliação curricular e graduação das candidaturas, o plenário do Tribunal Constitucional teve em consideração o tempo de licenciatura, formação académica, formação e experiência em matéria constitucional e experiência forense.


A Constituição da República define a composição do Tribunal Constitucional, estabelecendo o respectivo número em 11 juízes conselheiros. Destes magistrados, quatro são designados pelo Presidente da República, incluindo o juiz presidente do Tribunal, quatro eleitos pela Assembleia Nacional, por maioria de 2/3 dos deputados em efectividade de funções, incluindo o vice-presidente do Tribunal, dois eleitos pelo Conselho Superior da Magistratura Judicial e um seleccionado por concurso público curricular.


O Tribunal Constitucional é actualmente presidido por Manuel Miguel da Costa Aragão e tem como vice-presidente Guilhermina Contreiras da Costa Prata. Outros juízes são Américo Garcia, António Pinto, Carlos Magalhães, Josefa Neto, Maria da Conceição Sango, Raul Araújo, Simão de Sousa Victor e Teresinha Lopes.

Leia também
  • 15/07/2019 00:03:54

    Síntese das principais notícias das últimas 24 horas

    Luanda - A Agência Angola Press, Angop E.P, incluiu na sua emissão das últimas 24 horas, entre outros, os seguintes assuntos:

  • 13/07/2019 01:57:34

    Resenha: Cimeira quadripartida constitui destaque político

    Luanda - A cimeira quadripartida que juntou em Luanda os presidentes João Lourenço, de Angola, Félix Tshisekedi, da República Democrática do Congo (RDC), Paul Kagame, do Rwanda, e Yoweri Museveni, do Uganda, constitui o destaque do noticiário de carácter político divulgado pela Angop nos últimos sete dias.

  • 13/07/2019 00:06:25

    Síntese das principais notícias das últimas 24 horas

    Luanda - A Agência Angola Press, Angop E.P, incluiu na sua emissão das últimas 24 horas, entre outros, os seguintes assuntos:

  • 12/07/2019 19:58:36

    Chefes de Estado da RDC e do Rwanda deixam o país

    Luanda - Os Chefes de Estado da República Democrática do Congo (RDC), Félix Tshisekedi, e do Rwanda, Paul Kagame, regressaram esta noite (12) para os respectivos países, depois de terem participado na Cimeira Quadripartida consagrada à segurança e cooperação regional.