20 Julho de 2019 | 00h01 - Actualizado em 19 Julho de 2019 | 19h20
Resenha: Deslocação do PR ao Zaire é destaque da semana
Luanda - A deslocação do Presidente da República, João Lourenço, à província do Zaire onde, durante dois dias, tomou contacto com a realidade socioeconómica das cidades de Mbanza Kongo e do Soyo, constitui destaque do noticiário de carácter político divulgado pela Angop nos últimos sete dias.

Envia por email
Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar


Corrigir
Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar


Presidente João Lourenço cumprimenta coordenador do núcleo das autoridades tradicionais do Mbanza Kongo, Afonso Mendes
Foto: Rosário dos Santos
Em Mbanza Kongo, o Chefe de Estado reuniu-se com os principais integrantes do Governo da província e teve um encontro com o Conselho Provincial de Auscultação da Comunidade.
No município do Soyo, João Lourenço visitou a fábrica Angola LNG (unidade de processamento de gás liquefeito), a Central do Ciclo Combinado do Soyo e reuniu-se com os jovens, em representação dos seis municípios da província.
A semana também ficou marcada com a exoneração dos embaixadores Domingos Culolo, da Polónia, Toko Serao, do Gabão, António da Costa Fernandes, do Egipto, e Lizeth Satumbo Pena, da Hungria.
Em substituição, o Chefe de Estado angolano nomeou Nelson Manuel Cosme para Embaixador no Egipto, José Filipe para a Hungria, Lizeth Nawanga Satumbo Pena, para o Gabão, e Aguinaldo Guedes da Costa Cristóvão, para secretário de Estado da Cultura.
No Parlamento, a Assembleia Nacional (AN) anuiu, em definitivo, à aplicação do Imposto sobre o Valor Acrescentado (IVA) em Angola, a partir de 01 de Outubro, com os sectores da educação e saúde isentos do imposto.
A Proposta de Lei de alteração do Código do IVA foi aprovada com 110 votos a favor (MPLA), 31 contra (UNITA) e 14 abstenções (CASA-CE, FNLA e PRS), em reunião plenária ordinária.
No sector da Justiça, mereceu destaque a declaração do presidente do Tribunal Supremo, Rui Ferreira, que realçou a importância da formação dos juízes e oficiais de justiça na Reforma da Justiça e do Direito em curso no país.
Esses juízes e oficiais vão dar suporte aos 62 Tribunais de Comarca em implantação, 12 dos quais já em funcionamento.
Na Etiópia, Angola apelou ao debate permanente sobre fluxo ilegal de armas em África.
O apelo foi feito na sede da União Africana, em Addis-Abeba (Etiópia), pelo embaixador de Angola na Etiópia, Francisco da Cruz, durante uma Sessão Aberta do Conselho de Paz e Segurança, dedicada ao tema: Fluxo Ilícito de Armas de Pequeno Porte em África.
Leia também
-
19/07/2019 18:51:24
Presidente da República regressa a Luanda
Luanda - O Presidente da República, João Lourenço, chegou no princípio da noite desta sexta-feira a Luanda, proveniente da província do Zaire, onde cumpriu uma visita de trabalho de dois dias.
-
19/07/2019 17:56:41
PR conta com jovens para desenvolvimento de Angola
Soyo - O Presidente da República, João Lourenço, defendeu nesta sexta-feira, na cidade do Soyo (província do Zaire) a necessidade de os jovens angolanos se empenharem mais nos estudos, por forma a servirem o país, num futuro próximo, nos diferentes ramos de actividade.
-
19/07/2019 16:45:41
Casa de Angola em Lisboa assume papel aglutinador
Lisboa - A Casa de Angola em Lisboa pode desempenhar papel aglutinador, devendo cooperar com as demais associações da comunidade angolana, sempre em parceria com as entidades que representam o Estado no exterior. Esta tese é do presidente desta agremiação, Zeferino Boal, em entrevista à Angop, a propósito do 48.º aniversário da sua instituição, assinalado em Junho. "Reina uma ansiedade pelo sucesso das políticas nacionais" - sublinhou