Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Política

17 Julho de 2019 | 13h02 - Actualizado em 17 Julho de 2019 | 13h33

PR empossa três novos embaixadores

Luanda - O Presidente da República, João Lourenço, empossou nesta quarta-feira os novos embaixadores extraordinários e plenipotenciários de Angola no Egipto, Nelson Cosme, na Hungria, José Filipe, e no Gabão, Lizeth Nawanga Satumbo Pena.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

1 / 1

Presidente da República, João Lourenço

Foto: Pedro Parente

Presidente da República, João Lourenço, empossa embaixadores, secretário de estado e director do Cerimonial

Foto: Pedro Parente

Na cerimónia, testemunhada pelo vice-presidente da República, Bornito de Sousa, ministros de Estado, ministros e altos funcionários da Presidência da República, o estadista angolano conferiu, também, posse a Aguinaldo Guedes da Costa Cristóvão como secretário de Estado da Cultura.

Foram ainda empossados Bartolomeu Nunes no cargo de director do Cerimonial do Presidente da República e Francisco João de Carvalho Neto como secretário para os Assuntos Judiciais e Jurídicos, igualmente do Presidente da República.

Aos empossados, o Presidente João Lourenço exortou a colocarem a sua experiência ao serviço da nação.

Em declarações à imprensa, após a cerimónia, Nelson Cosme, embaixador designado para o Egipto, apontou, dentre as prioridades do seu mandato, o reforço da cooperação sul-sul, a promoção do investimento egípcio em Angola, principalmente nos domínios dos desportos, energia, saúde e no desenvolvimento da agricultura em zonas áridas.

Por seu turno, o chefe da Missão Diplomática angolana na Hungria, José Filipe, que, durante cerca de 40 anos, chefiou o protocolo e cerimonial do Presidente da República, disse experimentar um misto de nostalgia e sensação de alguma perda, ao mesmo tempo que se manifestou disponível para continuar a servir a nação.

Lizeth Nawanga Satumbo Pena, embaixadora no Gabão, valorizou a promoção da diplomacia económica angolana.

Leia também
  • 16/07/2019 17:12:31

    Segurança marítima inquieta Conselho de Paz da UA

    Luanda - Os quinze países que compõem o Conselho de Paz e Segurança (CPS) da União Africana (UA), órgão de que Angola é membro, exprimiram hoje, terça-feira, em Addis-Abeba (Etiópia), preocupação face ao atraso na implementação da Carta Africana sobre Segurança, Protecção Marítima e Desenvolvimento de África.

  • 16/07/2019 16:46:27

    Angola unifica inspecção das actividades económicas

    Luanda - O Estado angolano prepara-se para unificar os serviços de inspecção das actividades económicas, com a criação de uma instituição que deverá congregar especialistas do sector actualmente dispersos por vários ministérios.

  • 15/07/2019 20:55:07

    PR exonera e nomeia embaixadores

    Luanda - O Presidente da República, João Lourenço, exonerou hoje, segunda-feira, os embaixadores de Angola na Polónia, Gabão, Egipto e Hungria.