Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Política

26 Julho de 2019 | 16h49 - Actualizado em 26 Julho de 2019 | 16h48

INAD áreas minadas no Cuanza Sul

Sumbe - Quarenta e nove milhões 329 mil 280 metros quadrados na província do Cuanza Sul estão livres de minas e engenhos explosivos, anunciou, nesta sexta-feira, no Sumbe, o Instituto Nacional de Desminagem local (INAD).

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Em nota de imprensa, a instituição avança que ter removido minas e engenhos explosivos em 434 quilómetros de estradas, em 238 linhas  de alta tensão e em 240 quilómetros de linhas de fibra óptica.

Para realização deste trabalho, participaram 34 sapadores, que removeram 758 minas, 8.189 uxos( engenhos não detonados) , 7.064 munições, 282.021 metais com recurso a detectores de minas, máquinas de desminagens mecânicas e a tecnologia denominada “ Ebex” e “ Forester”.

A remoção permitiu acesso à linhas de alta tensão, faróis para navegação marítima, campos agrícolas, aeroportos, pontes, zonas para construção de barragens mini-hídricas, instalações de fibra óptica e subestações eléctricas.

 O responsável do INAD, Francisco Américo Augusto, que falava à Angop, afirmou que as tarefas pontuais (denúncia da população) realizadas  de Janeiro a Março permitiram ainda a apreensão de 3.268 meios bélicos nos municípios do Seles , Quilenda, Mussende e Sumbe.

Neste momento decorrem trabalhos de desminagens na localidade de Chol Chol, zona das Cahoeiras do Binga, nas mediações entre o município do Sumbe e Porto Amboim, um local que se destina a prospecção mineira.

 A província do Cuanza Sul, que tem 12 municípios e 36 comunas, numa  área territorial de 55.660 quilómetros quadrados,  conta com  269  áreas suspeitas de minas, dos quais 128  já confirmadas, nos municípios do Ebo, Mussende, Cassongue, Cela, Quilenda e Seles sendo a terceira região mais minadas do país, antecedidas pelo Moxico e Cuando Cubango.
 

Leia também
  • 18/07/2019 14:37:37

    Brigada de desminagem desactiva mais de 600 minas em Camacupa

    Camacupa - Trinta e sete minas e 694 outros engenhos não detonados foram destruídos, nos últimos dez dias, em Camacupa, 82 quilómetros a Leste da cidade do Cuito (Bié), pela 6ª Brigada de Desminagem da Casa de Segurança do Presidente da República.

  • 30/06/2019 09:50:20

    Cuanza Sul : UNITA quer consenso sobre diplomas autárquicos

    Sumbe - O vice-presidente da UNITA, Raúl Danda, disse no Sumbe , província do Cuanza Sul, ser necessário a busca de consenso para que a discussão e aprovação dos diplomas autárquicos satisfaçam os partidos políticos e de forma geral os angolanos.

  • 28/06/2019 19:12:00

    Desminagem ganha dinamismo no Cuando Cubango

    Menongue - O processo de desminagem nos municípios de Menongue (sede capital), Cuito Cuanavale e Cuangar, na província do Cuando Cubango, ganhou nova dinâmica, desde Março do ano em curso, com um financiamento do governo japonês na ordem de 400 mil dólares americanos.