Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Política

17 Agosto de 2019 | 09h46 - Actualizado em 17 Agosto de 2019 | 10h11

Luanda acolhe nova cimeira quadripartida

Luanda - Os Chefes de Estado de Angola, RDCongo, Rwanda e do Uganda reúnem-se na próxima quarta-feira (21), em Luanda, numa cimeira quadripartida.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Cimeira Quadripartida dos Chefes de Estado de Angola, RDCongo, Rwanda e Uganda (arq)

Foto: Francisco Miudo

João Lourenço, Félix Tshisekedi, Paul Kagame e Yoweri Museveni, respectivamente, participam neste encontro para testemunharem a assinatura de instrumentos que consagram os entendimentos alcançados entre o Uganda e Rwanda.

Os entendimentos foram alcançados após diligências encetadas por Angola e coadjuvadas pela RDCongo, de acordo com uma nota da Casa Civil do Presidente da República.

O encontro surge na sequência da Cimeira quadripartida, realizada a 12 de Julho último em Luanda.

Na Cimeira, os quatros Chefes de Estado condenaram a persistência de grupos armados no leste da RDCongo que obstaculizam o processo de paz em curso e desestabilizam os países vizinhos.

Os líderes saudaram os esforços empreendidos pelas autoridades da RDC na pacificação de todo o território nacional, mas condenaram a evolução e persistência dos grupos armados.

Os Chefes de Estado destacaram a importância do "diálogo permanente, franco e aberto" que se deve desenvolver quer a nível bilateral entre os Estados da região quer no plano multilateral, para a consolidação da paz e segurança como premissas fundamentais para a integração económica.

No encontro, ficou decidido priorizar a resolução de qualquer diferendo entre os seus respectivos países por meios pacíficos, através de canais convencionais e no espírito de irmandade e solidariedade africanas.

Na Cimeira, os quatro líderes saudaram a vontade do Uganda e Rwanda em prosseguir o diálogo com vista a encontrar uma solução para os problemas existentes.


 

Assuntos Diplomacia  

Leia também
  • 09/08/2019 18:13:59

    Mirex encerra representações comerciais

    Luanda - O Ministério das Relações Exteriores (Mirex) anunciou, nesta sexta-feira, o encerramento de representações comerciais e a cessação de funções de nove representantes e adidos comerciais de Angola no exterior do país.

  • 09/08/2019 16:33:28

    Angola e Gana suprimem vistos

    Luanda - Os governos de Angola e do Gana rubricaram nesta sexta-feira, em Luanda, um acordo de supressão de vistos em passaportes diplomáticos e de serviço.

  • 09/08/2019 12:18:52

    Gana aposta no reforço da parceria com Angola

    Luanda - O Presidente do Gana, Nana Akufo-Addo, afirmou hoje, em Luanda, que o seu país está pronto para criar parcerias bilaterais com Angola e intensificar a cooperação nos vários domínios.