Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Política

23 Agosto de 2019 | 13h36 - Actualizado em 24 Agosto de 2019 | 08h02

Angola e São Tomé e Príncipe avaliam cooperação

Luanda - O Presidente da República, João Lourenço, avaliou nesta sexta-feira, em Luanda, com o primeiro-ministro são-tomense, Jorge Bom Jesus, as "históricas" relações de cooperação entre os dois países.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

1 / 1

Jorge Bom Jesus, PM. de São Tomé e Príncipe

Foto: Francisco Miúdo

Presidente João Lourenço, (á dir) recebe em audiência Primeiro Ministro de São Tomé e Príncipe, Jorge Bom Jesus

Foto: Francisco Miúdo

Em declarações à imprensa, no final de um encontro privado, no âmbito da visita de 48 horas a Angola, Jorge Bom Jesus disse haver interesses comuns na cooperação, com realce para a exploração petrolífera, em São Tomé e Príncipe.

Lembrou que a petrolífera angolana SONANGOL explora, neste momento, vários blocos na Zona Económica Exclusiva são-tomense.

Jorge Bom Jesus felicitou o Presidente João Lourenço pelos bons ofícios na prevenção  de conflitos e preservação da paz em África, tendo destacado a mediação, no encontro de quarta-feira, em Luanda, para a pacificação das relações entre o Rwanda e o Uganda.

Jorge Bom Jesus afirmou que o encontro servir, também, para a concertação política e diplomática sobre dossiers mundiais, como o de alterações climáticas e das reformas nas Nações Unidas.

Primeiro-ministro desde Novembro de 2018, Jorge Bom Jesus já visitou Angola em Fevereiro deste ano, no quadro do reforço da cooperação entre os dois países.

Angola e São Tomé e Príncipe rubricaram, em 1995, um acordo de Protecção Recíproca de Investimentos, com vista à criação de condições favoráveis para estimular as iniciativas privadas e intensificar a cooperação económica entre os dois Estados.

No quadro dessa parceria, alguns investimentos angolanos foram realizados em São Tomé e Príncipe, entre os quais a compra, em 1990, da fábrica de cerveja Rosema, através de um investimento conseguido, via concurso público internacional, pelo empresário Melo Xavier.

Os dois países, que cooperam nos domínios político, diplomático e económico, são membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP).

Assuntos Angola  

Leia também
  • 24/08/2019 00:34:07

    Resenha Política: Jornada presidencial destaque da semana

    Luanda- A jornada presidencial, preenchida com uma intensa diplomacia inter-africana, destacou-se durante a semana que hoje, sábado, termina.

  • 24/08/2019 00:33:28

    Síntese das principais notícias das últimas 24 horas

    Luanda - A Agência Angola Press, Angop E.P, incluiu na sua emissão das últimas 24 horas, entre outros, os seguintes assuntos:

  • 23/08/2019 18:02:34

    Executivo potencia cofre de justiça

    Luanda - O Conselho de Ministros aprovou nesta sexta-feira o Estatuto Orgânico do Cofre Geral de Justiça, que visa melhorar as condições de trabalho dos serviços, garantir uma gestão transparente e financiar projectos estruturantes para o desenvolvimento e modernização do sector judiciário.

  • 23/08/2019 15:03:19

    Embaixadora de Angola em Itália entrega cartas figuradas

    Roma - A embaixadora de Angola em Itália, Maria de Fátima Jardim, entregou, em Roma, as cartas figuradas ao director adjunto do cerimonial diplomático do Ministério dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação internacional italiano, Stefano Zanini.