Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Política

20 Agosto de 2019 | 18h01 - Actualizado em 20 Agosto de 2019 | 18h12

Novo Cônsul Congolês reafirma reforço das relações

Cabinda - O novo Cônsul Geral da República do Congo Brazaville na província de Cabinda, Ngobo Fulgort, reafirmou hoje, terça-feira, o reforço das relações entre Angola e o seu país.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

1 / 1

Governador de Cabinda, Marcos Nhunga (à dir), recebe novo Cônsul Geral do Congo Brazaville

Foto: Pedro João

Novo Cônsul Geral da República do Congo Brazaville, Ngobo Fulgort,na província de Cabinda

Foto: Pedro João

Ngobo Fulgort, recebido esta tarde pelo governador de Cabinda, Marcos Nhunga, substitui o Vice-Cônsul Geral, Ocko-bong Firmin Gui.

O diplomata disse que um dos objectivos desta missão é manter as boas relações entre as autoridades locais e as das províncias congolesas de Kouilou, Ponta-Negra e Niari (Congo Brazaville), nos vários domínios, com destaque para a circulação de pessoas e bens e no exercício do comércio.

"A província de Cabinda tem uma vasta fronteira comum e é necessário que estejamos juntos. Devemos prestar maior atenção a movimentação dos cidadãos de ambos lados, mantendo a vigilância para combater eventuais situações que possam manchar as boas relações entre os dois povos e estados", referiu.

Avançou ainda que consta da sua agenda diplomática o incentivo do comércio nas quatro províncias (Cabinda (Angola), Niari, Kouilou e Ponta-Negra), criando parcerias e estratégias, aproveitando a boa cooperação sul/sul.

"Vamos trabalhar com as autoridades locais para desenvolvermos a diplomacia económica, fundamental e indispensável para bem-estar das populações", reforçou.

Ngobo Fulgort tem 69 anos de idade e frequentou os estudos e curso militar em Baku.

Na província de Cabinda residem mais de mil cidadãos do Congo Brazaville.

Cabinda faz fronteira com as províncias congolesas de Niari, através da comuna de Miconje/Belize, e Massabi/Cacongo com Ponta-Negra.

As repúblicas de Angola e do Congo mantêm excelentes relações de cooperação nos domínios político-diplomático, de transportes, petróleos, comércio, turismo, ambiente, bem como no âmbito multilateral.

Angola e Congo gozam de relações bilaterais a longa data que se subscrevem desde a luta de libertação nacional em Angola e da cooperação entre os dois povos e Chefes de Estado.

Assuntos Província » Cabinda  

Leia também
  • 20/08/2019 12:38:54

    Ex-administrador de Belize responde em tribunal

    Cabinda - O Tribunal da Comarca de Cabinda deu início segunda-feira, ao julgamento do ex-administrador municipal de Belize, André Manuel Ndimba Tati, acusado de desvios de fundos públicos, avaliados em 14 milhões 899 mil e 260 kwanzas.

  • 18/08/2019 06:41:12

    MPLA em Cabinda realiza VII Conferência em Setembro

    Cabinda - Os membros do Comité Provincial de Cabinda do MPLA, reunidos sábado, na sua VI sessão plenária ordinária, decidiram para o mês de Setembro deste ano a realização da Conferência Provincial Extraordinária para a eleição do novo primeiro secretário.

  • 12/08/2019 16:40:40

    Tribunal de Cabinda absolve réus do caso EPAC

    Cabinda - O Tribunal da Comarca de Cabinda absolveu nesta segunda-feira os oito réus implicados no caso da Empresa Pública de Águas de Cabinda (EPAC), acusados de práticas de crimes de peculato, branqueamento de capitais, associação de malfeitores e criminosa.