Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Política

22 Agosto de 2019 | 09h52 - Actualizado em 22 Agosto de 2019 | 12h55

Vice-Presidente homenageia Wuambu Kalunga

Caála - O Vice-Presidente da República, Bornito de Sousa, homenageou, nesta quinta-feira, o fundador do Reino do Huambo, Wuambu Kalunga.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

1 / 1

Vice-Presidente da República, Bornito de Sousa, rende homenagem ao Soba Wuambu Kalunga

Foto: Pedro Parente

Trata-se de uma figura histórica cujo nome deu origem à província do Huambo, responsável por várias guerras de resistência contra a ocupação colonial, no século XV.

Wuambu Kalunga,  exímio caçador da região do Waku Kungo (Cuanza Sul), instalou-se no território da Caála, nas zonas do Ussombo, Makolo e Kondombe.

Apesar do seu poder de caçador, nunca chegou a assumir cargo de responsabilidade junto do poder tradicional.

Na ombala de Wuambu Kalunga, o Vice-Presidente foi saudado pelas autoridades tradicionais do sector do Muangunja, responsáveis por todo o acervo cultural de Wuambu Kalunga e conservadores da sua linhagem genealógica.

Acompanhado da governadora da província do Huambo, Joana Lina, recebeu explicações sobre o mítico caçador e a sua histórica da região, na voz do soba grande do Muangunja, Gilardo Firmino.

Antes do acesso à Ombala, a delegação do Vice-Presidente passou pelos rituais tradicionais, como forma de respeito e  agradecimento aos antepassados.

Bornito de Sousa, que se encontra desde quarta-feira no município da Caála, província do Huambo, para uma visita de 48 horas, está a constatar a execução das políticas de governação local e de combate às assimetrias regionais, bem como a implementação de projectos estratégicos desenvolvidos localmente.

De igual modo, vai reunir-se com as autoridades locais e os representantes de organizações da comunidade da Caála, além de visitar empreendimentos socioeconómicos.  

Assuntos Província » Huambo  

Leia também
  • 22/08/2019 11:09:34

    Centralidade da Caála termina em 2020

    Caála - A construção das infra-estruturas de transporte e distribuição de energia e de água, na Centralidade da Caála, província do Huambo, deve ser concluída no primeiro trimestre de 2020.

  • 17/08/2019 19:13:27

    Minint recomenda aprofundamento permanente da técnica militar

    Huambo - O comandante da Polícia Nacional e Delegado do Ministério do Interior na província do Huambo, comissário Francisco Ribas da Silva, recomendou hoje, sábado, o aprofundamento permanente da técnica militar, por parte do efectivo dos órgãos de defesa e segurança, enquanto baluartes da garantia do Estado democrático e de direito.

  • 15/08/2019 19:39:01

    Unita reitera apelo ao respeito pelas diferenças partidárias

    Caála - A nova secretária da Unita no município da Caála (Huambo), Deli Chiteculo, reiterou hoje, quinta-feira, o apelo da organização à tolerância e respeito pelas diferenças partidárias, para a consolidação da democracia, da unidade e reconciliação nacionais, bem como da preservação da paz.