Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Política

11 Setembro de 2019 | 21h50 - Actualizado em 11 Setembro de 2019 | 21h49

Governadora pede maior colaboração da sociedade civil

Ucuma - A governadora da província do Huambo, Joana Lina, pediu hoje, terça-feira, no município do Ucuma, 97 quilómetros da capital do planalto central, maior colaboração da sociedade civil na identificação e resolução dos problemas mais candentes que as comunidades enfrentam.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

O rapto foi lançado durante a apresentação do novo administrador desta municipalidade, Hermenegildo Chilemo Raul, nomeado e empossado recentemente, em substituição de Júlio Cabral Paulo, onde destacou o importante papel da sociedade civil no fomento ao desenvolvimento económico-social.

Joana Lina apelou aos jovens, enquanto força motriz da sociedade, para organizarem-se em associações e, de forma conjunta, com as autoridades governamentais, administrativas, as igrejas e outras organizações da sociedade civil, no sentido de alavancarem as políticas tendentes ao bem-estar comum.

Por este facto, a governante instou ao novo administrador no sentido de pautar pela transparência e rigor na gestão do erário, começando pela execução do Programa Integrado de Intervenção dos Municípios (PIIM), lançado pelo Presidente da República, João Lourenço, em Julho deste ano.

Esclareceu que as mudanças em curso no Governo do planalto central não têm nada a ver com “incompetência” deste ou daquele gestor, apenas visam adequar os quadros de acordo com a formação e a especificidade das potencialidades de cada um dos municípios, para um melhor aproveitamento.

Joana Lina enfatizou que a província do Huambo conta com quadros formados em várias áreas, razão pela qual, as mudanças em curso surge da necessidade de conferir maior dinamismo na execução das tarefas públicas, no quadro das estratégias de desenvolvimento dos municípios.

Na ocasião, o novo administrador do Ucuma, Hermenegildo Chilemo Raul, disse  contar com o apoio dos munícipes para a busca da excelência na execução do erário, cuja aposta recai para os sectores da saúde, educação, obras públicas, energia e águas, segurança pública e saneamento básico.

Na terça-feira, foram apresentados os administradores da Chicala-Cholohanga, Paulo Moma Kondomboque, e do Londuimbali, Celestino Mela, perfazendo três gestores municipais nomeados e empossados recentemente, na província do Huambo, que conta com 11 municípios, onde vivem dois milhões, 519 mil e 309 habitantes.

O município do Ucuma, 97 quilómetros a Oeste da cidade do Huambo, capital da província com o mesmo nome, possui uma população estimada em 115 mil habitantes, que residem nas comunas de Cacoma, Mundundu e Sede, que, na sua maioria, faz da agricultura e da criação de gado bovino, suíno e caprino a principal fonte de sustento.

Assuntos Província » Huambo  

Leia também
  • 10/09/2019 18:42:10

    Governante exige sentido de responsabilidade aos gestores públicos

    Huambo - O vice-governador da província do Huambo para o sector Político, Social e Económico, José Cornélio, exortou hoje, terça-feira, os gestores públicos a estarem mais comprometidos com o bem-estar da população, tendo o rigor, a transparência e o sentido de responsabilidade no centro da execução do erário.

  • 10/09/2019 16:51:39

    Comandante ressalta papel dos especialistas de artilharia

    Huambo - O comandante da Região Militar Centro (RMC), tenente-general Dinis Segunda Lucama, ressaltou hoje, terça-feira, no Huambo, a importância da formação dos especialistas em artilharia terrestre do Exército por permitir o reforço da capacidade combativa das Forças Armadas Angolanas (FAA).

  • 06/09/2019 21:01:25

    Livro sobre "Negócios Fiduciários" em posse dos leitores

    Huambo - Os amantes da literatura e da ciência afluíram em massa hoje, sexta-feira, ao auditório da Faculdade de Direito da Universidade José Eduardo dos Santos, com objectivo adquirem o livro sobre ?Negócios Fiduciários - Caracterização, constituição e Efeitos?, da autoria do jurista e professor universitário, Armindo Gideão Kunjiquisse Jelembi.