Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Política

12 Setembro de 2019 | 17h54 - Actualizado em 12 Setembro de 2019 | 20h12

Ministro destaca cooperação com a Santa Sé

Luanda - O ministro das Relações Exteriores, Manuel Augusto, declarou nesta quinta-feira, que a sua visita à Santa Sé, Vaticano, a decorrer de 13 a 14 deste mês, representa um momento importante no fortalecimento das relações entre os dois Estados.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Ministro das Relações Exteriores, Manuel Augusto

Foto: Rosário dos Santos

Em declarações à ANGOP, no Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, em Luanda, confirmou que as autoridades dos dois Estados vão marcar um passo histórico, particularmente com a assinatura, sexta-feira, de um Acordo-Quadro.

Destacou os laços existentes entre Angola e o Vaticano, marcadas pelas visitas de dois Papas ao país, João Paulo II, em 1992, e Bento XVI, em 2009.

Durante a sua visita, Manuel Augusto representará o Governo angolano no acto de assinatura do Acordo-Quadro, que prevê o reconhecimento da personalidade jurídica da Igreja Católica no país e a titularidade dos seus imóveis.

Trata-se de um instrumento jurídico que vem sendo discutido há alguns anos pelas autoridades angolanas e pelos representantes da Igreja Católica em Angola.

Pretende-se, com o mesmo, que todas as instituições católicas no país, como dioceses, congregações e escolas sejam reconhecidas pelo Estado angolano.

Angola e a Santa Sé mantêm relações diplomáticas desde a indicação, em 1608 (século XVII), de António Manuel Nvunda, como primeiro embaixador do então Reino do Kongo em Roma.

Assuntos Política  

Leia também
  • 12/09/2019 19:53:34

    UA quer acelerar Acordo de Paz na RCA

    Bangui - A União Africana defende maior celeridade na implementação das cláusulas do Acordo Político para a Paz na República Centro Africana, mormente do processo de desarmamento, desmobilização, reintegração e repatriamento.

  • 12/09/2019 19:34:05

    PR regressa do município do Alto Zambeze

    Luena - O Presidente da República, João Lourenço, regressou ao princípio da noite desta quinta-feira à cidade do Luena, proveniente de Cazombo, município do Alto Zambeze, onde cumpriu a primeira etapa da visita de trabalho de dois dias que efectua à província do Moxico.

  • 12/09/2019 18:24:15

    PALOP e Timor Leste assinam Memorando de Entendimento

    Lisboa (Da correspondente) - As Polícias de Investigação Criminal de cinco dos seis Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) e de Timor Leste rubricaram quarta-feira, em Lisboa, (Portugal) um Memorando de Entendimento, no âmbito da prevenção e combate ao crime organizado.

  • 12/09/2019 18:14:20

    João Lourenço recebe Rainha Nhakatolo

    Cazombo - O Presidente da República, João Lourenço, recebeu em audiência, nesta quinta-feira, a Rainha Nhakatolo, no cumprimento da sua visita de trabalho à província do Moxico.