Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Política

14 Setembro de 2019 | 06h22 - Actualizado em 14 Setembro de 2019 | 06h20

Unita inteira-se dos avanços no combate à seca no Cunene

Ondjiva - O Grupo Parlamentar da Unita inteirou-se sexta-feira, em Ondjiva, provincia do Cunene, dos avanços em curso no quadro do plano de emergência de assistência à população afectada pela seca nessa região.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Adalberto Costa Junior, chefe da bancada parlamentar da UNITA

Foto: Alberto Julião

Durante o encontro com o governador províncial do Cunene, Virgílio Tyova, os parlamentares foram informados de que mais de 880 mil e 172 pessoas nas zonas mais afectadas pela seca na circunscrição beneficiam de água potável e bens alimentares diversos.

Em declaraçõe à imprensa, à saída do encontro, o presidente do grupo parlamentar da Unita, Adalberto Costa Junior, aconsellhou que deve-se antecipar as soluções para evitar danos que provavelmente podem acontecer.

Disse ser necessário que se tenha maior cuidado agora na protecção das populações nas suas áreas tradicionais, por via de soluções concretas e douradora a serem implementadas pelo Governo central para atenuar as consequências.

A província conta com 20 camiões para atender às vítimas da seca, 400 reservatórios em vários pontos da província, para facilitar a distribuição de água à população, assim como está em curso a reabilitação de 171 furos deste líquido, uma média 28 por cada município.

Para o efeito, ressaltou, o Executivo angolano disponibilizou 3.9 mil milhões de kwanzas para a aquisição de bens diversos.

O Cunene vive, desde o mês de Outubro de 2018, uma acentuada crise, com 880 mil e 172 pessoas e um milhão de cabeças de gado afectados pela seca, que já causou a morte de 30 mil cabeças, entre bovino, caprino e suíno.

Assuntos Província » Cunene  

Leia também
  • 08/09/2019 14:22:56

    Reeleito primeiro secretário da JMPLA no Cunene

    Ondjiva- O comité provincial da JMPLA do Cunene reconduziu este sábado, o seu primeiro secretário, Crispiniano Vivaldino dos Santos, para mais um mandato de quatro anos à frente da organização juvenil do MPLA.

  • 06/09/2019 00:18:04

    UNITA defende ideias colectivas na busca do bem-estar social

    Ondjiva- O presidente da UNITA, Isaías Samakuva, defendeu, nessa quinta-feira, em Ondjiva, província do Cunene, ideias colectivas e práticas novas na implementação de programas direccionados ao bem-estar dos cidadãos no país.

  • 29/08/2019 18:53:19

    Cunene: PGR regista denúncias de corrupção

    Ondjiva - A Procuradoria-Geral da República (PGR) na província do Cunene registou, no período de Janeiro a Julho último, sete denúncias de suspeitas de corrupção, numa altura em que o Ministério Público tem em instrução preparatória, em todo país, cerca de 80 processos e 150 inquéritos.