Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Política

18 Setembro de 2019 | 19h20 - Actualizado em 19 Setembro de 2019 | 17h25

Angola e EUA vivem bom momento nas relações

Luanda - Angola e os Estados Unidos da América têm "perspectivas animadoras" para o seu relacionamento, num momento em que apostam no reforço da parceria estratégica, comentou, esta quarta-feira, em Luanda, uma fonte diplomática próxima do assunto.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Embaixador Extraordinário e Plenipotenciário da República de Angola nos Estados Unidos da América (EUA), Joaquim do Espírito Santo, foi acreditado em Washington, DC, pelo Presidente Donald Trump

Foto: Foto cedida

A fonte comentava sobre a recente apresentação das cartas credenciais do novo embaixador angolano nos Estados Unidos da América, Joaquim do Espírito Santo, ao Presidente norte-americano, Donald Trump.

Chamou a atenção para o facto de o Presidente angolano, João Lourenço, ter em agenda actividades paralelas, que visam dar a conhecer ainda mais Angola entre os norte-americanos, durante a sua próxima visita aos EUA, onde participará nos trabalhos da Assembleia Geral das Nações Unidas.

A mesma fonte admitiu que o Presidente angolano poderá manter encontros com diplomatas, empresários, jornalistas e outras personalidades norte-americanas.  

Donald Trump, lembrou, disse na cerimónia de apresentação das cartas credenciais do embaixador Espírito Santo que o diplomata angolano chegava num momento “importante” das relações entre os Estados Unidos e Angola, após um ano de troca de visitas de “alto nível” que “aprofundaram” o relacionamento entre os dois países.

Segundo Donald Trump, essas trocas de visitas realçaram o “forte apoio” dos Estados Unidos da América às “corajosas reformas políticas e económicas” que o Presidente João Lourenço tem implementado ao longo dos primeiros dois anos do seu mandato.

“O secretário de Estado Mike Pompeo reafirmou a nossa parceria estratégica, durante o encontro que manteve com o ministro angolano das Relações Exteriores”, em Agosto deste ano, em Washington, sublinhou o Presidente Donald Trump.

“Saúdo os esforços do Governo angolano em combater a corrupção e diversificar a economia de Angola”, disse Donald Trump, antes de pedir aos dirigentes angolanos que promovam um “ambiente atraente” para o investimento estrangeiro directo e incentivem um “maior envolvimento” das empresas norte-americanas no processo.

O Presidente dos Estados Unidos aplaudiu, por outro lado, a “liderança” de Angola no continente africano, particularmente o apoio angolano para a “transição pacífica” na vizinha República Democrática do Congo, bem como o esforço de aproximação do Uganda ao Rwanda.

“Insto Angola a ajudar a facilitar, também, a reforma política e económica no Zimbabwe”, disse Donald Trump, a concluir.

Independente desde 11 de Novembro de 1975, Angola teve que aguardar 17 anos pelo reconhecimento das autoridades dos Estados Unidos da América, facto que viria a ocorrer apenas a 19 de Maio de 1993.

As trocas comerciais entre os dois países atingiram USD 3,4 biliões no final de 2017, sendo que Angola exportou produtos avaliados em USD 2,6 biliões e os Estados Unidos da América cerca de 800 milhões de dólares.

Assuntos Angola   Cooperação  

Leia também
  • 19/09/2019 05:03:38

    Síntese das principais notícias das últimas 24 horas

    Luanda - A Agência Angola Press, Angop E.P, incluiu na sua emissão das últimas 24 horas, entre outros, os seguintes assuntos:

  • 18/09/2019 20:17:55

    CASA-CE aplaude medidas económicas do Executivo

    Luanda - O Chefe de Estado, João Lourenço, tem-se empenhado em dar aos cidadãos nacionais uma situação económica melhor, afirmou nesta quarta-feira o presidente da Convergência Ampla de Salvação de Angola - Coligação Eleitoral (CASA-CE), André Gaspar Mendes de Carvalho.

  • 18/09/2019 13:27:28

    PR alerta contra mau uso das redes sociais

    Luanda - O Presidente da República, João Lourenço, alertou, nesta quarta-feira, em Luanda, a juventude a abster-se de usar as redes sociais para desinformar e adulterar a realidade dos factos com o objectivo de criar convulsões sociais.