Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Política

17 Setembro de 2019 | 22h52 - Actualizado em 18 Setembro de 2019 | 16h28

Governante destaca necessidade de perpectuar memória de Neto

Cuito - O governador do Bié, Pereira Alfredo, destacou, hoje (terça-feira), em Catabola, cerca de 54 quilómetros da capital provincial (Cuito), ser preciso perpectuar-se a memória do primeiro Presidente de Angola, António Agostinho Neto, bem como a contínua preservação da independência e soberania nacional.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Governador Pereira Alfredo na inauguração de uma Escola em Catabola

Foto: Jilmar Enoque Chitondua

Ao falar no acto provincial de massas, alusivo ao 17 de Setembro, Dia do Herói Nacional, que hoje se celebra, o governante considerou ainda ser fundamental continuar a estudar o pensamento de Neto, porquanto muitos dos seus feitos devem ser “imortalizados”.

Para si, não se afigura fácil descrever António Agostinho Neto, porque falar dele é lembrar de um homem intrépido (…), cujos esforços redundaram na proclamação da independência nacional, a 11 de Novembro de 1975.

Notou que o nome de Neto está indubitavelmente gravado com letras de ouro nos anais da história nacional e algumas das suas principais armas têm nome:”Coragem e Determinação”.

Depois de lembrar a célebre frase do fundador da nação de que “o mais importante é resolver os problemas do povo”, considera ser importante o engajamento de todos nas diversas tarefas da pátria, em particular do Bié.

O acto político foi antecedido de inauguração de três enfermarias e consultórios de apoio ao Centro Materno Infantil de Catabola, cuja capacidade total de camas elevou-se para 48, contra as 30 anteriores, assim como de uma escola do primeiro nível com sete salas de aulas, com capacidade de albergar mais de 600 alunos em dois turnos.

A obras dos dois empreendimentos, que duraram cerca de 04 anos, estiveram a cargo do Fundo de Apoio Social (FAS) em parceria o Banco Mundial (BM) e orçaram em perto de 94 milhões de Kwanzas, respectivamente.

Participaram das actividades, animadas com sessões músico-culturais,  deputados, membros do Governo Provincial, autoridades tradicionais e populares.

Leia também
  • 17/09/2019 12:52:59

    Dia do herói nacional marcado pelo içar da bandeira

    Luanda - O içar da bandeira monumento no Museu de História Militar, a deposição de coroa de flores no sarcófago do Fundador da Nação, António Agostinho Neto, no Memorial, marcaram hoje, terça-feira, em Luanda, as comemorações do 97º aniversário natalício do Herói Nacional.

  • 16/09/2019 14:36:20

    Caso Chinguar: Julgamento retoma 23 de Setembro

    Cuito - O julgamento do "Caso Chinguar", em que é arrolada como uma das co-ré a ex-administradora municipal, Beatriz Napende Diniz, retoma a 23 de Setembro, contrariamente ao avançado para 18 e 19 deste mês, confirmou, hoje (segunda-feira), no Cuito (Bié), um dos advogados da causa .

  • 16/09/2019 12:48:28

    Parlamentar destaca feitos de Neto na libertação de África

    Cuito - A deputada Anabela Cayovo Ngunga destacou hoje (segunda-feira), no Cuito, o respeito que Angola alcançou internacionalmente através de António Agostinho Neto, face ao seu contributo na libertação de vários países em África, sobretudo a Namíbia, Africa do Sul e Zimbabwé.