Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Política

18 Setembro de 2019 | 16h41 - Actualizado em 18 Setembro de 2019 | 16h40

MININT pede maior envolvimento dos jovens no combate ao crime

Huambo - O delegado do Ministério do Interior (MININT) na província do Huambo, Francisco Ribas da Silva, pediu hoje, quarta-feira, maior envolvimento dos jovens nas acções de combate à criminalidade, através da denúncia de indícios criminais dentro e fora da comunidade.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

O responsável, que falava durante um encontro promovido pelo Conselho Provincial da Juventude (CPJ), referiu que esta franja, enquanto força motriz da sociedade, deve estar mais envolvida nas políticas de combate ao crime, participando os movimentos suspeitos de cidadãos indiciados na prática criminosa.

O também comandante da Polícia Nacional nesta região disse ser fundamental que tais práticas sejam devidamente denunciadas, de maneira a serem frustradas as pretensões criminais, como forma de garantir a paz e tranquilidade pública.

O responsável salientou que as acções de  asseguramento  da tranquilidade pública no planalto central enfrentam vários desafios, resultante do crescimento exponencial da densidade populacional e do surgimento de novos bairros, facto que obriga uma maior colaboração dos cidadãos, com realce para os jovens que têm, neste processo, um papel fundamental.

Para além da denúncia, o delegado apelou igualmente aos presentes no sentido de apostar na sensibilização dos demais jovens sobre a necessidade de se absterem das práticas criminais, numa altura em que o Ministério do Interior precisa do apoio desta franja da sociedade na consciencialização da população que ainda têm em sua posse material bélico, para a entrega voluntária e combate a ilícitos com recurso a arma de fogo.

Francisco Ribas da Silva deu a conhecer ainda que a instituição está igualmente a trabalhar para encontrar mecanismos, de forma conjunta com a sociedade, para a redução das mortes por afogamento que ocorrem nos rios e cacimbas da província, devido ao elevado grau de conhecimento sobre as medidas de precaução.

Durante o encontro, que abordou a questão da Segurança Pública e vigilância comunitária, os participantes foram informados que, entre 01 de Agosto a 13 de Setembro, registou-se um total de 411 crimes de natureza diversa, 234 dos quais esclarecidos, que resultaram na detenção de 303 cidadãos indiciados no seu cometimento.

Ficaram a saber que, neste mesmo período, a Polícia Nacional, em trabalho operativo com o Serviço de Investigação Criminal, desmantelou três grupos de malfeitores que se dedicavam na prática de crimes de roubo de motorizada e furtos  qualificados, além da apreensão de seis armas de fogo.

Criado no dia 22 de Junho de 1979, ao abrigo da lei 07/79, como Secretaria do Estado da Ordem Interna, o Ministério do Interior é o órgão da administração central do Estado ao qual compete, em geral, promover, de acordo com as directrizes do Governo, a formulação, coordenação e execução da ordem e da segurança interna.

Compete-lhe ainda o controlo da entrada, permanência, residência e saída de estrangeiros, prevenção e combate a incêndios e calamidades, a execução das medidas privativas da liberdade e garantia do exercício dos direitos e liberdades fundamentais dos cidadãos.

Ele é integrado pela Polícia Nacional, Serviço de Investigação Criminal (SIC), de Migração e Estrangeiro (SME), de Protecção Civil e Bombeiros (SPCB) e Penitenciários (SP).

Assuntos Província » Huambo  

Leia também
  • 13/09/2019 21:53:31

    JMPLA reafirma engajamento na promoção do bem-estar social

    Huambo - A JMPLA na província do Huambo reafirmou hoje, sexta-feira, o seu total engajamento na promoção do bem-estar económico-social da população, assim como no fortalecimento da unidade e da coesão interna, para melhor enfrentar os desafios do futuro.

  • 13/09/2019 17:30:53

    RMC intensifica acções de mobilização patriótica

    Huambo - As acções de mobilização patrióticas estão a ser intensificadas no seio do efectivo da Região Militar Centro (RMC), com vista a consolidação das estratégias em prol da defesa da pátria.

  • 13/09/2019 16:12:46

    Renovação de mandatos reforça democratização do MPLA

    Huambo - A 1ª secretária do MPLA na província do Huambo, Joana Lina, referiu hoje, sexta-feira, que o processo eleitoral da JMPLA deve servir para aprofundar a democracia interna, exercitar novas actitudes e comportamentos, no quadro dos estatutos que regem a organização.