Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Política

04 Outubro de 2019 | 10h51 - Actualizado em 04 Outubro de 2019 | 10h51

Bengo: Dezassete mil cidadãos obtêm registo de nascimento

Caxito - Dezassete mil cidadãos nacionais efectuaram o seu registo de nascimento, somente no primeiro semestre deste ano, mais da metade dos 22 mil feitos em todo o ano de 2018, na província do Bengo.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Os dados foram revelados quinta-feira, em Caxito, pelo chefe do Departamento de Registo e Identificação da Delegação Provincial da Justiça e Direitos Humanos no Bengo, Tito Pedro de Sousa, no arranque da campanha de registo de nascimento nas escolas do município do Dande, com a previsão de cadastrar dois mil 600 alunos, dos cinco aos 14 anos de idade.

Apontou o registo de nascimento nas maternidades, mudança de local de residência, a busca de melhores condições de vida e o êxodo de estudantes para Caxito, como as causas deste aumento exponencial do número de registo nos primeiros seis meses.

Garcia Pacavira Januário, de 13 anos de idade, foi o primeiro aluno a ser registado e considerou um alívio obter a sua cédula pessoal, enquanto sua mãe, Joana António Garcia, destacou a gratuitidade do processo e a facilidade obtida em registar o filho, que é órfão pai.

A directora da escola 11 de Novembro, nº315, Ana Gomes, disse que tem sido um desafio receber crianças sem registo e apelou aos pais e encarregados de educação a aderir a campanha.

Por sua vez, o administrador municipal adjunto do Dande, Domingos Mateus Velho João, explicou que a campanha cria condições para que as crianças tenham os seus direitos valorizados, um pressuposto importante dos 11 compromissos do Estado para esta franja da sociedade.

Referiu que a campanha, que termina em Dezembro deste ano, tem como objectivo conferir a cidadania aos munícipes, levar os serviços de registos de nascimento mais próximo do cidadão e reduzir o elevado número de crianças com idade escolar sem registo de nascimento.

Na segunda-feira a campanha de registo de nascimento para crianças e adultos vai se realizar na localidade da Burgalheira, no Panguila, onde se prevê registar 470 cidadãos.

Assuntos Província » Bengo  

Leia também
  • 20/09/2019 18:33:03

    OMA quer mulheres preparadas para as autarquias

    Caxito- A secretária provincial do Bengo da OMA, Ginga Afonso dos Santos, apelou nesta sexta-feira, em Caxito, as mulheres a candidatarem-se às eleições autárquicas previstas para 2020, de forma a contribuir no fortalecimento da democracia e equilíbrio do género.

  • 15/09/2019 09:21:33

    Bengo: JMPLA conta com novo primeiro secretário provincial

    Caxito - O militante Júnior Daniel Simão foi eleito neste sábado, na cidade de Caxito, para o cargo de primeiro secretário provincial da JMPLA durante a XI assembleia de balanço e renovação de mandato.

  • 05/09/2019 18:21:24

    PGR exige mudança de atitude dos gestores públicos

    Caxito - O Procurador-Geral Adjunto da República, Manuel Dias, exigiu nesta quinta-feira, em Caxito, província do Bengo, uma mudança de atitude dos gestores públicos, que devem optar por uma administração no interesse da nação.