Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Política

12 Outubro de 2019 | 08h11 - Actualizado em 12 Outubro de 2019 | 08h08

Angola participa na reunião da ONU sobre questões ambientais

Luanda - Angola participou, sexta-feira, em Nairobi (Quénia), na 147ª reunião dos representantes permanentes das Nações Unidas, que apreciou e adoptou o relatório sobre o desenvolvimento mundial das questões ambientais.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

O relatório, referente ao período de Julho a Setembro de 2019, foi apresentado pela Directora Executiva do Programa das Nações Unidas para o Ambiente (INEP), Inger Anderson.

A delegação angolana foi chefiada pelo representante permanente junto dos escritórios da ONU em Nairobi, Sianga Abílio.

A Comissão adoptou, também, uma declaração apresentada pelos países da SADC que exige, por um lado, o levantamento das sanções internacionais impostas ao Zimbabwe e, por outro, oficializa o suaíli como uma das línguas de trabalho da organização sub-regional, conforme decisão dos Chefes de Estado, na cimeira realizada em Dar-es-Salam (Tanzânia).

Os membros da Comissão destacaram os preparativos para a comemoração, em 2022, dos cinquenta anos de existência do Programa das Nações Unidas para o Ambiente (UNEP).

 Ressaltaram, com efeito, a importância dos eventos entre a Suécia, local da tomada de decisão para a criação da UNEP, em 1972, e Quénia, onde funciona a sede desse organismo das Nações Unidas.

À margem do evento, o representante permanente junto dos Escritórios da ONU em Nairobi, Sianga Abílio, felicitou a delegação etíope pela atribuição do prémio Nobel da Paz ao Primeiro-ministro da Etiópia, Abiy Ahmed.

A Comissão Permanente junto dos Escritórios da ONU é o órgão que prepara as reuniões da Assembleia da UNEP e, regularmente, acompanha a implementação das decisões deste organismo das Nações Unidas.

Assuntos Ambiente   ONU  

Leia também
  • 07/10/2019 17:44:42

    Angola adere à Convenção sobre Estatuto do Apátrida

    Luanda - O Governo angolano depositou nesta segunda-feira, em Genebra (Suíça), as Cartas de Adesão à Convenção das Nações Unidas sobre o Estatuto dos Apátridas, numa cerimónia que contou com a participação de Estados que já aderiram ao acordo.

  • 26/09/2019 09:01:36

    PR reafirma empenho na redução do desemprego

    Nova Iorque (Dos enviados especiais) - O Presidente da República, João Lourenço, afirmou quarta-feira, em Nova Iorque, Estados Unidos da América, que o Executivo está empenhado na redução da taxa de desemprego e na melhoria do ambiente de negócios no país.

  • 25/09/2019 02:12:27

    Líderes mundiais levam mensagens de paz à ONU

    Nova Iorque (Dos enviados especiais) - Os discursos dos líderes mundiais, durante o Debate Geral da Assembleia Geral da ONU, aberto quarta-feira, em Nova Iorque, centraram-se nos principais problemas que o mundo enfrenta, com realce para paz, acção climática e terrorismo.