Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Política

08 Outubro de 2019 | 19h45 - Actualizado em 08 Outubro de 2019 | 20h32

Samakuva deixa liderança da UNITA

Luanda - O presidente da UNITA, Isaías Samakuva, confirmou nesta terça-feira, em Luanda, o abandono da liderança do partido.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Presidente da UNITA, Isaias Samakuva

Foto: Henri Celso

O político assegurou, em conferência de imprensa, que deixa o cargo no final do 13º Congresso Ordinário do partido, após 16 anos de mandato.

Samakuva adiantou que, após a cessação do seu mandado, passará para o Parlamento, onde vai dar continuidade à vida política.

“Não vou deixar a política, nem vou abandonar o povo”, referiu.

O líder da UNITA afirmou que continuará activo na política, na luta pela dignidade dos desfavorecidos e na defesa do projecto de Muangai, para a construção de uma Angola melhor.

Samakuva admitiu a possibilidade de ser o cabeça de lista para as próximas eleições de 2022, caso o 13º Congresso Ordinário daquele partido, a decorrer de 13 a 15 de Novembro, decida “que o cabeça de lista não seja o presidente do partido”.

O líder do maior partido na oposição em Angola disse que não apoia nenhum dos cinco candidatos.

O presidente da UNITA não afastou o desejo de concorrer, também, às eleições autárquicas de 2020.

Questionado sobre as linhas orientadoras da nova direcção, que sairá do 13º Congresso, Isaías Samakuva não avançou dados, mas referiu que serão as aprovadas pelo congresso.

As candidaturas à presidência da UNITA encerraram segunda-feira (08). Formalizaram pretensões Abílio Kamalata Numa, Adalberto da Costa Júnior, Alcides Sakala, José Pedro Kachiungo e Raúl Danda.

O 13º Congresso Ordinário tem como lema “Patriotismo, Coesão e Cidadania”.

Assuntos Angola   Política   UNITA  

Leia também
  • 09/10/2019 00:05:28

    Síntese das principais notícias das últimas 24 horas

    Luanda - A Agência Angola Press, Angop E.P, incluiu na sua emissão das últimas 24 horas, entre outros, os seguintes assuntos:

  • 08/10/2019 20:39:48

    JMPLA avalia candidaturas

    Luanda - A JMPLA está reunida na 5ª reunião extraordinária, nesta terça feira, em Luanda, para aprovar os documentos a submeter ao seu 8º congresso ordinário, que vai eleger entre Domingos Betico e Cristiano dos Santos o novo primeiro secretário nacional.

  • 08/10/2019 20:36:18

    Vera Daves é nova ministra das Finanças

    Luanda - O Presidente da República, João Lourenço, nomeou hoje (terça-feira) Vera Esperança dos Santos Daves, ao cargo de ministra das Finanças, indica uma nota da Casa Civil.

  • 08/10/2019 19:52:46

    Ministro exige transparência na gestão do PIIM

    Cazombo - O ministro da Administração do Território e Reforma do Estado, Adão de Almeida, exigiu hoje (terça-feira), na vila do Cazombo, município do Alto Zambeze (Moxico), as administrações municipais transparência na gestão do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM).