Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Política

17 Outubro de 2019 | 20h14 - Actualizado em 18 Outubro de 2019 | 09h57

Moçambique: SADC considera eleições gerais bem-sucedidas

Maputo - As eleições presidenciais, legislativas e provinciais do dia 15 de Outubro foram bem-sucedidas e decorreram no espírito dos Acordos de Paz e Reconciliação Nacional, disse hoje, quinta-feira, a chefe da Missão de Observação Eleitoral da SADC, Oppah Muchinguri-Kashiri.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Moçambique: Eleições livres e justas

Foto: Lino Guimarães

Na declaração preliminar, Muchinguri-Kashiri referiu que, na generalidade, a SADC considera livre, ordeira e transparente o processo de votação em Moçambique.

Segundo a SADC, nas duas fases do processo (campanha eleitoral e votação), os moçambicanos mostraram maturidade política e democrática, aspectos que determinaram o sucesso alcançado.

Aproveitou a ocasião para felicitar a Comissão Nacional Eleitora (CNE) de Moçambique e o Secretariado Técnico de Administração Eleitoral (STAE), pela “forma exemplar” como organizaram o processo eleitoral.

As missões da Organização Internacional da Francofonia e da Commonwealth consideram, igualmente, ordeira e transparente a forma como decorreram as eleições gerais em Moçambique.

As duas organizações internacionais disseram que, não obstante algumas ocorrências menos boas registadas na fase da campanha, a conclusão a que se chega deste processo é “francamente positivo”.

Por isso, incentivaram o provo moçambicano a assegurar que o espírito do Acordo de Paz e Reconciliação Nacional, assinado a 6 de Agosto deste ano entre o Governo moçambicano e a Renamo, foi preservado.

Assuntos Moçambique  

Leia também
  • 15/10/2019 18:32:49

    Moçambique/Eleições: Secretariado Técnico apresenta primeiras incidências da votação

    Maputo (Dos enviados especiais) - Apenas sete mesas de Assembleias de Voto das 20 mil 162 instaladas em todo o território moçambicano não abriram as portas, por problemas técnicos, anunciou hoje à imprensa o director geral do Secretariado Técnico de Administração Eleitoral (STAE), Felisberto Naífe.

  • 13/10/2019 16:50:27

    Moçambique/Eleições: Zonas de difícil acesso da Zambézia recebem kits eleitorais

    Maputo (Dos enviados especiais) - O processo de distribuição de material de votação as localidades de difícil acesso dos distritos de Pebane, Chinde, Morrumbala e Mocubela, província da Zambézia, começou hoje (13), anunciou o porta-voz do Secretariado Técnico de Administração Eleitoral (STAE) na Zambézia, Emílio Raposo.

  • 11/10/2019 10:51:17

    Moçambique/Eleições: Acordo de Paz garante normalidade, diz Renamo

    Maputo (Dos enviados especiais) - O Acordo de Paz e Reconciliação Nacional, assinado no dia 6 de Agosto deste ano entre o governo de Moçambique e a Resistência Nacional Moçambicana, deve servir de garantia para que as eleições do próximo dia 15 decorram com normalidade, segundo a Renamo.