Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Política

19 Outubro de 2019 | 17h16 - Actualizado em 19 Outubro de 2019 | 17h25

PR quer empenho de todos pelo bem-estar social

Cuito - O Presidente da República, João Lourenço, solicitou, este sábado, na cidade do Cuito (Bié), o empenho da sociedade nas tarefas que concorrem para o desenvolvimento económico e social do país.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

1 / 1

Presidente da República, João Lourenço, reúne com os jovens da província do Bié

Foto: Pedro Parente

Presidente da República, João Lourenço, durante encontro de auscultação

Foto: Pedro Parente

O Titular do Poder Executivo falava numa reunião com os membros do Conselho Provincial de Auscultação da Comunidade, no cumprimento da agenda de trabalho que desenvolve desde sexta-feira à província do Bié.

“Todos devemos nos empenhar para podermos sair da situação de pobreza em que a grande maioria dos angolanos se encontra”, indicou o Presidente, para quem os angolanos têm de produzir mais e não contarem apenas com o Estado.

João Lourenço respondia algumas inquietações apresentadas pelos membros do Conselho Provincial de Auscultação da Comunidade, relativas à habitação, reintegração, assistência social, formação profissional, empoderamento da mulher e emprego.

Em relação à habitação, João Lourenço ressaltou que, para além do esforço do Estado na construção de centralidades, deve haver também a auto construção.

Notou que essa tarefa passa pela intervenção do sector privado para o fomento do negócio habitacional, “porque o Estado sozinho não vai poder resolver o problema”.

Entretanto, o soba Manuel Estuque solicitou, ao Titular do Poder Executivo, a institucionalização de um salário às autoridades tradicionais, pelo facto de o subsídio atribuído não corresponder o nível de vida actual.

Em resposta, o Presidente João Lourenço lembrou que a atribuição de um salário obedece a um vínculo laboral, o que não acontece com as autoridades tradicionais.

O Executivo concede apenas um subsídio às autoridades tradicionais, estimadas em mais de 40 mil.

Diálogo com os Jovens

No seguimento da sua agenda de trabalho, iniciada sexta-feira no município do Cuemba, o Presidente João Lourenço dialogou com os jovens da região, para a busca de soluções dos problemas que afectam a juventude, em especial questões de emprego, formação académica e profissional, cultura e desporto.

Segundo o Titular do Poder Executivo, o diálogo com os jovens vai continuar para que esses participem no desenvolvimento económico e social do país.

O Presidente João Lourenço incentivou, na ocasião, o sector privado a reocupar o espaço perdido na economia nacional com vista a garantir mais emprego, sobretudo para a juventude.

Notou que o sector privado deve assumir uma certa percentagem do peso da responsabilidade que o Estado tem hoje.

Leia também
  • 19/10/2019 13:44:08

    Bié aumenta distribuição de água potável

    Cuito - Um sistema de captação, tratamento e distribuição de água, para beneficiar cinco mil famílias da cidade do Cuito, província do Bié, foi inaugurado, hoje (sábado), pelo Presidente da República, João Lourenço.

  • 19/10/2019 11:53:28

    PR homenageia mártires da resistência do Cuito

    Cuito - O Presidente da República, João Lourenço, rendeu hoje (sábado), homenagem aos cerca de sete mil mártires da resistência do Cuito (Bié), sepultados no Cemitério Monumento.

  • 18/10/2019 20:17:24

    PR inteira-se das obras do Hospital do Bié

    Cuito - O Presidente da República, João Lourenço, inteirou-se, nesta sexta-feira, do andamento das obras do futuro Hospital Provincial do Bié, com capacidade de 250 camas.