Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Política

19 Outubro de 2019 | 17h16 - Actualizado em 21 Outubro de 2019 | 12h09

PR quer empenho de todos pelo bem-estar social

Cuito - O Presidente da República, João Lourenço, exigiu neste sábado, na cidade do Cuito (Bié), o empenho da sociedade nas tarefas que concorrem para o desenvolvimento económico e social do país.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

1 / 1

Presidente da República, João Lourenço

Foto: Francisco Miúdo

Presidente da República, João Lourenço, durante encontro de auscultação

Foto: Pedro Parente

O Titular do Poder Executivo falava com os membros do Conselho Provincial de Auscultação da Comunidade, no cumprimento da agenda de trabalho de dois dias que desenvolve na província do Bié.

“Todos devemos empenhar-nos para podermos sair da situação de pobreza em que a grande maioria dos angolanos se encontra”, indicou o Presidente, para quem os angolanos têm de produzir mais e não contar, apenas, com o Estado.

João Lourenço respondia a algumas inquietações apresentadas pelos membros do Conselho Provincial de Auscultação da Comunidade, relativas à habitação, reintegração, assistência social, formação profissional, ao empoderamento da mulher e ao emprego.

Em relação à habitação, ressaltou que, além do esforço do Estado na construção de centralidades, deve haver, também, a autoconstrução.

Notou que essa tarefa passa pela intervenção do sector privado, para o fomento do negócio habitacional, “porque o Estado sozinho não vai poder resolver o problema”.

Em contrapartida, o soba Manuel Estuque solicitou ao Titular do Poder Executivo a institucionalização de um salário às autoridades tradicionais, pelo facto de o subsídio atribuído não corresponder ao nível de vida actual.

Em resposta, o Presidente João Lourenço lembrou que a atribuição de um salário obedece a um vínculo laboral, o que não acontece com as autoridades tradicionais.

O Executivo concede, apenas, um subsídio às autoridades tradicionais, estimado em mais de 40 mil Kwanzas.

Diálogo com os jovens

No seguimento da agenda de trabalho, iniciada sexta-feira no município do Cuemba, o Presidente João Lourenço dialogou com os jovens da região, para a busca de soluções para os problemas que afectam a juventude, nomeadamente emprego, formação académica e profissional, cultura e desportos.

Segundo o Titular do Poder Executivo, o diálogo com os jovens vai continuar, para que estes participem no desenvolvimento económico e social do país.

Incentivou, na ocasião, o sector privado a reocupar o espaço perdido na economia nacional, com vista a garantir mais emprego, sobretudo para a juventude.

Afirmou que o sector privado deve assumir alguma percentagem do peso da responsabilidade que o Estado tem hoje.

Leia também
  • 19/10/2019 17:48:25

    Presidente João Lourenço deixa Bié

    Cuito - O Presidente da República, João Lourenço, deixou a cidade do Cuito, província do Bié, de regresso a Luanda, depois de cumprir uma visita de trabalho de dois dias à região.

  • 19/10/2019 13:44:08

    Bié aumenta distribuição de água potável

    Cuito - Um sistema de captação, tratamento e distribuição de água, para beneficiar cinco mil famílias da cidade do Cuito, província do Bié, foi inaugurado, hoje (sábado), pelo Presidente da República, João Lourenço.

  • 19/10/2019 11:53:28

    PR homenageia mártires da resistência do Cuito

    Cuito - O Presidente da República, João Lourenço, rendeu hoje (sábado), homenagem aos cerca de sete mil mártires da resistência do Cuito (Bié), sepultados no Cemitério Monumento.