Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Política

22 Outubro de 2019 | 17h09 - Actualizado em 22 Outubro de 2019 | 23h15

Seminário analisa papel do voluntariado em Angola

Luanda - Um Seminário Nacional sobre Voluntariado realiza-se sexta-feira (25), em Luanda, com o objectivo de analisar o papel deste segmento em Angola e reforçar a capacidade de intervenção do Executivo na preparação da lei sobre o assunto.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

O evento é organizado pela Secretaria para Área Social da Casa Civil do Presidente da República, em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), sob o lema “Voluntariado, uma forma de solidariedade para com a comunidade”.

Uma nota de imprensa dos Órgãos Auxiliares do Presidente da República, distribuída hoje à Angop, indica que o seminário visa também reforçar a capacidade de intervenção do Executivo na Política Nacional do Voluntariado, recolher contribuições sobre os documentos estratégicos em preparação e reforçar o diálogo para melhor articulação nas acções do voluntariado, visando o desenvolvimento social.

Informa que o Seminário Nacional sobre Voluntariado resulta das várias acções realizadas pelo Executivo, como as propostas de Lei do Voluntariado e da Política Nacional do Voluntariado.

A proposta de Lei visa o reconhecimento jurídico do voluntariado e a consequente criação de condições propícias para o seu desenvolvimento, como experiência recompensadora que permite a todos a integração da comunidade e o contributo para uma causa social, sobretudo nos domínios dos cuidados com a saúde, educação e redução do analfabetismo, auxílio aos camponeses, promoção dos direitos humanos e desenvolvimento comunitário.

Já a proposta da Política Nacional do Voluntariado define o compromisso do Estado com a promoção do voluntariado e elenca os objectivos a atingir, os princípios fundamentais e o conjunto de acções e directrizes que devem ser desenvolvidas pelo Executivo e pelos parceiros e actores sociais em quatro eixos de actuação, a saber, Regulação, Criação de condições, Promoção e sensibilização e Actuação nas comunidades.

A reunião terá a participação de representantes de departamentos ministeriais, governos provinciais, grupos parlamentares, especialistas em ciências sociais, instituições religiosas, organizações da sociedade civil, instituições académicas, ordens profissionais, partidos políticos, instituições internacionais e representantes de Embaixadas.

Ao seminário, que deve ocorrer sexta-feira, de manhã, segue-se, no mesmo dia, uma mesa redonda com o tema Experiências do Voluntariado, nomeadamente das Nações Unidas, da ONG Mosaico (Igreja Católica), do Sector Privado (Standard Banco), do Voluntariado em Angola desde 1976 até à data presente, do Comité Internacional da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho.

Assuntos Política  

Leia também
  • 22/10/2019 17:24:24

    Lei sobre Branqueamento de Capitais vai à discussão no parlamento

    Luanda - A Proposta de Lei de Prevenção e Combate ao Branqueamento de Capitais, Financiamento do Terrorismo e Proliferação de Armas de Destruição Massiva vai à discussão, na generalidade, na 1ª reunião plenária extraordinária da Assembleia Nacional agendada para 29 deste mês.

  • 22/10/2019 13:45:16

    TC implementa modelo de parecer à Conta Geral do Estado

    Luanda - A presidente do Tribunal de Contas (TC), Exalgina Gamboa, informou esta terça-feira, em Luanda, que a instituição judicial pretende implementar, a partir de 2020, um novo modelo funcional integrado de emissão do parecer à Conta Geral do Estado (CGE).

  • 22/10/2019 00:03:05

    Síntese das principais notícias

    Luanda - A Agência Angola Press, Angop E.P, incluiu na sua emissão das últimas 24 horas, entre outros, os seguintes assuntos: