Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Política

22 Outubro de 2019 | 09h08 - Actualizado em 22 Outubro de 2019 | 15h36

PR a caminho da Federação Russa

Luanda - O Presidente da República, João Lourenço, deixou na manhã desta terça-feira Luanda, com destino à cidade de Sochi, Federação Russa, para participar da primeira Cimeira Rússia-África, a decorrer nos dias 23 e 24 deste mês.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

1 / 1

Presidente da Republica João Lourenço a caminho da Federação Russa

Foto: Francisco Miúdo

Presidente da Republica João Lourenço a caminho da Federação Russa

Foto: Francisco Miúdo

No Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, o Chefe de Estado angolano, acompanhado pela primeira-dama, Ana Dias Lourenço, foi despedido pelo Vice-Presidente da República, Bornito de Sousa, por auxliares do Poder Executivo, entre outras individualidades.

Segundo uma nota de imprensa da Secretaria dos Assuntos de Comunicação Institucional e Imprensa do Presidente da República, o estadista angolano vai intervir na sessão de abertura do evento (quarta-feira), reservada às alocuções dos líderes convidados.

No dia seguinte, tem agendado um encontro formal com o Presidente da Rússia, Vladimir Putin, para avaliar o estado das relações bilaterais e trocarem considerações sobre temas contemporâneos.

À margem do evento, João Lourenço tem previstas audiências a figuras influentes do universo político, social e económico deste país, entre elas dirigentes de bancos, de empresas industriais e agrícolas e produtoras de minérios preciosos como diamantes.

Constam da missão presidencial em território russo, a assinatura de acordos bilaterais em diversos domínios, com realce para o da formação de quadros e para a implementação de uma indústria de fertilizantes em Angola.

Em entrevista à agência noticiosa russa TASS, a propósito da Cimeira Rússia-África, o Presidente da Rússia, Vladimir Putin, anunciou que o seu país prevê assegurar para África, nos próximos cinco anos, "um volume de investimentos bastante significativo", exigindo, no entanto, a criação de condições para a materialização dos negócios.

"Hoje em dia estão a ser preparados e implementados projectos de investimento, com participação russa, no valor de milhares de milhões de dólares. Tanto a Rússia, como as nossas empresas, têm à sua disposição recursos substanciais", declarou Putin, sem especificar o valor global previsto para investir neste quinquénio.

A Cimeira Rússia-África visa, entre outras finalidades, destacar a expansão da cooperação política, econômica, técnica e cultural entre a África e Rússia.

A Federação Russa que tem como capital a cidade de Moscovo é o maior país em extensão territorial do mundo (17,075,200 km2), faz fronteira com 17 países e possui 11 fusos horários diferentes. A mesma é parceira estratégica de Angola em diversos domínios.

Leia também
  • 22/10/2019 13:53:49

    PR envia mensagem ao Imperador Naruhito

    Luanda - Uma mensagem do Presidente da República, João Lourenço, em que manifesta o desejo do reforço da cooperação bilateral, foi entregue hoje (terça-feira), em Tóquio, Japão, ao Imperador Naruhito,

  • 19/10/2019 17:48:25

    Presidente João Lourenço deixa Bié

    Cuito - O Presidente da República, João Lourenço, deixou a cidade do Cuito, província do Bié, de regresso a Luanda, depois de cumprir uma visita de trabalho de dois dias à região.

  • 18/10/2019 20:17:24

    PR inteira-se das obras do Hospital do Bié

    Cuito - O Presidente da República, João Lourenço, inteirou-se, nesta sexta-feira, do andamento das obras do futuro Hospital Provincial do Bié, com capacidade de 250 camas.