Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Política

31 Outubro de 2019 | 14h59 - Actualizado em 31 Outubro de 2019 | 19h02

Angola e Botswana afinam criação da Comissão Mista

Gaborone (Dos enviados especiais) - Angola e Botswana vão criar, no decurso do próximo ano, uma Comissão Mista Bilateral, que vai promover e reforçar a cooperação nos sectores da educação, saúde, minas e meio ambiente.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Embaixadora de Angola no Botswana, Beatriz Morais

Foto: Francisco Miúdo

A informação foi avançada esta quinta-feira, em Gaborone, pela embaixadora de Angola no Botswana, Beatriz Antónia Manuel de Morais.

A diplomata angolana informou que os acordos de cooperação assinados, ao longo dos anos, entre os dois países serão revistos, após a criação dessa Comissão Mista Bilateral, prevista para o primeiro semestre de 2020.

Beatriz Morais indicou que a área dos diamantes, a par dos sectores da educação, saúde e meio ambiente são prioritárias na cooperação entre os dois Estados membros da SADC.

O Botswana, disse, é um grande produtor de diamantes a nível mundial e Angola poderá ganhar a experiência desse país não só na extracção, mas também na lapidação.

Notou, também, que o Botswana tem boas instituições de ensino que deverão oferecer cursos de inglês e em outras áreas do saber aos angolanos, no quadro de um Protocolo de Entendimento que será assinado, em breve, entre os ministérios da Educação e Ensino Superior dos dois países.

Beatriz Morais fez saber ainda que o Botswana enfrenta, actualmente, uma situação de superlotação de elefantes, sendo que a solução deverá passar pela transferência de alguns animais para Angola, depois de um acerto entre os dois Estados.

Relações Diplomáticas

A diplomata angolana, que durante vários anos trabalhou no Secretariado Nacional da SADC, considerou salutares as relações de cooperação entre os dois países, alicerçadas com a visita  do Presidente tswanes, Mokgweetsi Massisi, a Angola, em Abril de 2018 e Agosto de 2019.

As relações político-diplomáticas entre Angola e o Botswana remontam desde 18 de Fevereiro de 1976.

Com um Produto Interno Bruto (PIB) por habitante de mais de oito mil dólares, em grande parte alimentado pelos diamantes, o Botswana é um dos países mais ricos do continente africano.

Cercado pela África do Sul, Namíbia, Zimbabwe e Zâmbia, o Botswana tem uma população de 2,2 milhões e é considerado um dos países que mais cresce no continente e no mundo.

Comunidade angolana

A comunidade angolana no Botswana é muito reduzida, disse a embaixadora de Angola naquele país, Beatriz Morais.

Informou que, no âmbito do acordo assinado entre o governo angolano e a Agência das Nações Unidas para os Refugiados, os angolanos que lá viviam foram repatriados.

Segundo a embaixadora, os angolanos que ficaram no Botswana adquiram nacionalidade tswanesa, uma vez que a lei do Botswana não permite dupla nacionalidade.

Assuntos Política  

Leia também
  • 30/10/2019 18:47:47

    PR zimbabweano com olhar na cooperação agrícola

    Harare - O Presidente do Zimbabwe, Emmerson Mnangagwa, manifestou hoje, quarta-feira, em Harare, o interesse do seu país aprofundar a cooperação com Angola nos vários domínios, principalmente na agricultura e turismo.

  • 30/10/2019 16:45:00

    Proposta de OGE com aumento de kz 4,5 biliões

    Luanda - O Executivo entregou, nesta quarta-feira, a proposta do OGE para 2020 à Assembleia Nacional, que prevê despesas e receitas de 15.875.610.485.070,00 de kwanzas (quinze biliões, oitocentos e setenta e cinco mil milhões e seiscentos e dez milhões, quatrocentos e oitenta e cinco mil e setenta kwanzas), mais 4,5 biliões em relação ao de 2019.

  • 30/10/2019 16:34:18

    João Lourenço felicita homólogo eleito na Argentina

    Luanda - O Presidente da República, João Lourenço, endereçou hoje (quarta-feira) uma mensagem de felicitações ao Presidente eleito da Argentina, Alberto Ángel Fernández, vencedor das últimas eleições presidenciais realizadas naquele país sul-americano.