Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Política

03 Janeiro de 2020 | 19h01 - Actualizado em 03 Janeiro de 2020 | 18h59

Estrangeiros financiam exploração ilícita de diamantes

Cuito - A exploração ilícita de diamantes na província do Bié continua a ser financiada por cidadãos estrangeiros ilegais, denunciou, nesta sexta-feira, o porta-voz da "Operação Transparência", comissário António José Bernardo.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

O responsável expressou o facto em conferência de imprensa, no final de um encontro que o chefe do Posto de Comando Avançado da Operação Transparência, tenente-general Américo Valente, manteve como os membros locais que intervêm neste processo.

António Bernardo confirmou a persistência de cidadãos estrangeiros ilegais em financiarem a exploração, compra e comercialização ilícita de diamantes, tendo em conta a vulnerabilidade dos cidadãos nacionais nas zonas diamantíferas.

Disse que a situação preocupa as autoridades administrativas, uma vez que o Executivo está a trabalhar na organização da actividade de exploração da “pedra preciosa” no país, de formas a arrecadar mais receitas para os cofres do Estado.

Informou que as forças da ordem e segurança vão intensificar as operações de recolha de estrangeiros e garimpeiros ilegais nas localidades visadas, para que seja reposta a legalidade.

Segundo o porta-voz, desde o início da “Operação Transparência”, a 25 de Setembro de 2018, até a data presente, já foram detidos no Bié cerca de 200 estrangeiros ilegais, a maior parte dos quais da República Democrático do Congo.

A operação, detalhou, permitiu ainda apreender 105 pedras de diamantes que se encontram depositadas numa agência bancária local, aguardando pela avaliação da Endiama.

Na província do Bié existem diamantes nos municípios da Nhârea, Andulo, Cuemba, Chitembo e Camacupa.

Assuntos Diamantes   Província » Bié  

Leia também
  • 20/12/2019 12:21:40

    JMPLA reitera apoio no combate à corrupção

    Cuito - O primeiro secretário nacional da JMPLA, Crispiniano dos Santos, reiterou, quinta-feira, em Camacupa (Bié), a necessidade dos membros da organização participarem no combate à corrupção, bajulação, ao nepotismo e a outras práticas que lesam o funcionamento das instituições.

  • 17/12/2019 19:04:54

    UNITA reitera eleições autárquicas em 2020

    Cuito - O presidente da UNITA, Adalberto Costa Júnior, reiterou nesta terça-feira, no Cuito, província do Bié, a necessidade do país realizar as eleições autárquicas no período previsto (2020), para a complementaridade do processo de governação.

  • 17/12/2019 12:45:31

    Ministro da Defesa felicita Exército

    Luanda - O ministro da Defesa Nacional, Salviano Sequeira, felicitou nesta terça-feira o Exército, pela passagem do 28º aniversário da criação desse ramo das Forças Armadas Angolanas (FAA), que hoje se assinala.