Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Política

04 Janeiro de 2020 | 11h32 - Actualizado em 04 Janeiro de 2020 | 11h32

Resenha: Arresto de bens de Isabel dos Santos é destaque da semana

Luanda- O arresto preventivo dos bens de Isabel dos Santos, de Sindica Dokolo, seu esposo, e de Mário Leite da Silva, actual presidente do Conselho de Administração do Banco de Fomento de Angola (BFA), constituiu o destaque do noticiário político da semana que hoje, sábado, finda.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

O despacho-sentença, do Tribunal de Luanda, resulta de um requerimento de providência cautelar intentado pelo Estado angolano, na sequência de um processo que corre trâmites, em que este solicita o pagamento de USD 1.136.996.825,56 (mil milhões, cento e trinta e seis milhões, novecentos e noventa e seis mil, oitocentos e vinte e cinco dólares e cinquenta cêntimos).

O montante é resultante de vários negócios entre empresas do Estado angolano e os requeridos.

Na sequência destes negócios, o Estado, por via das empresas SODIAM –EP e Sonangol-EP, transferiu enormes quantias em moeda estrangeira para empresas no estrangeiro, cujos beneficiários foram Isabel  dos Santos, Sindika Dokolo e Mário Leite da Silva, sem que houvesse o retorno convencionado.

Foi também destaque da semana a inauguração, pelo Presidente da República, João Lourenço, do Centro Integrado de Segurança Pública (CISP), uma plataforma tecnológica para responder, em tempo útil, às solicitações dos cidadãos em caso de alteração da ordem pública e de catástrofes.

No decurso da semana, a Comissão Económica do Conselho de Ministros aprovou uma estratégia para mitigar os actos de especulação de preços na economia nacional, em particular dos produtos da cesta básica.

A estratégia, segundo o comunicado final da reunião, orientada pelo Presidente da República, João Lourenço, irá contribuir para a estabilidade dos preços dos produtos incluídos no regime de preços vigiados.

Se espera também que a estratégia contribuia para a recuperação do poder de compra das famílias angolanas.

Não menos importante foi o lançamento, pelo Ministério da Justiça e dos Direitos Humanos, do programa de emissão de Bilhete de Identidade (BI) destinado a crianças dos seis aos 17 anos de idade, denominado “Quarta dos Kandengues”.

Assuntos Angola   Política  

Leia também
  • 04/01/2020 00:00:30

    Síntese das principais notícias

    Luanda - A Agência Angola Press, Angop E.P, incluiu na sua emissão das últimas 24 horas, entre outros, os seguintes assuntos:

  • 03/01/2020 19:37:16

    Parlamento reforça fiscalização das contas

    Luanda - O reforço da fiscalização das contas públicas e a preparação do Pacote Legislativo Autárquico, que vai dominar os trabalhos do Parlamento no presente ano, marcaram a actividade da Assembleia Nacional em 2019.

  • 03/01/2020 11:43:59

    Justiça lança nova campanha para BI de menores

    Luanda - As repartições de identificação civil e criminal do país iniciam, na próxima quarta-feira (8), um programa de emissão de Bilhete de Identidade (BI) destinado a crianças dos seis aos 17 anos de idade, denominado "Quarta dos Kandengues".