Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Política

08 Janeiro de 2020 | 14h17 - Actualizado em 08 Janeiro de 2020 | 18h16

General ressalta papel interventivo dos especialistas de saúde

Huambo - O chefe da direcção dos Serviços de Saúde das Forças Armadas Angolanas (FAA), tenente-general Alberto de Almeida, destacou hoje (quarta-feira), no Huambo, o papel interventivo dos sanitários na prevenção e protecção da tropa e da sociedade, de forma geral, e em casos de endemias.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

1 / 1

Participantes do Curso de Instrutores Sanitário

Foto: Júlio Vilinga

Tenente-General Alberto de Almeida, Chefe de Direção dos Serviços de Saúde das FAA

Foto: Júlio Vilinga

O oficial general falava no encerramento do 11.º curso de Instrutores Sanitários, no qual participaram 157 especialistas de saúde das Forças Armadas Angolanas e da Polícia Nacional.

Na ocasião, o também médico referiu que, apesar de o Exército completar 28 anos em Dezembro passado, a história dos sanitários nas FAA remota desde o tempo das ex-FAPLA (Forças Armadas Populares de Libertação de Angola).

Realçou que estes especialistas constituíram sempre a força principal de atendimento e asseguramento sanitário dos militares, por falta de médicos, enfermeiros e analistas, naquela época.

Informou que a maior preocupação do Comando Superior das FAA e dos Serviços de Saúde, em particular, é reduzir ao máximo os índices de morbi-mortalidade por doenças infecciosas como a tuberculose, VIH/Sida, malária e de patologias cardiovasculares, principalmente a hipertensão arterial.

O tenente-general Alberto de Almeida alertou, igualmente, que os hábitos e costumes das tropas nas unidades ou nas companhias, bem como o seu comportamento, devem ser pontualmente informados aos superiores hierárquicos, para a prevenção de determinadas doenças.

No quadro do processo de reestruturação e modernização das FAA, o oficial general sublinhou que a formação contínua constitui tarefa principal do Comando Superior.

Por este facto, instou os novos especialistas de saúde das FAA a apostarem seriamente no programa de prevenção, começando pela fiscalização aos alimentos e a situação sanitária da tropa.

Durante o curso, que teve a duração de 12 meses, foram ministradas matérias sobre a morfologia, cuidado geral de enfermagem, urgências e redes sanitárias, farmacologia, higiene e epidemiologia, enfermagem e ética profissional, conteúdo castrense geral, bem como administração sanitária e registo.

Assuntos Província » Huambo  

Leia também
  • 08/01/2020 19:49:27

    MPLA defende fortalecimento da unidade e coesão

    Huambo - O fortalecimento da unidade e da coesão interna, para reforçar a capacidade governativa e enfrentar, da melhor forma, os desafios do presente e do futuro, constituem as principais prioridades do MPLA na província do Huambo no presente ano.

  • 03/01/2020 14:18:01

    Polícia regista aumento de crimes no Huambo em 2019

    Huambo - Três mil e 985 crimes de natureza diversas foram registados, ao longo do ano 2019, pela Polícia Nacional (PN) na província do Huambo, mais 81 casos em comparação ao igual período anterior.

  • 20/12/2019 22:25:08

    Polícia Nacional detém 19 cidadãos por "arruaça" no Huambo

    Huambo - Dezanove cidadãos foram detidos hoje, sexta-feira, pela Polícia Nacional (PN), na província do Huambo, acusados de "arruaça" no centro da cidade e agressões às forças da ordem.