Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Política

22 Janeiro de 2020 | 16h36 - Actualizado em 22 Janeiro de 2020 | 18h27

Etiópia quer aumentar voos para Angola

Luanda - A Etiópia está interessada em aumentar a frequência de voos semanais, passando dos actuais cinco para sete, na rota Addis-Abeba/Luanda e vice-versa, no âmbito de uma proposta de revisão do acordo sobre transportes aéreos.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

1 / 1

Uma das unidades da Ethiopian Airlines

Foto: Divulgação

Embaixador de Angola na Etiópia, Francisco da Cruz (à esq.) com AkliluKebede

Foto: Cedida

Tal hipótese foi discutida na terca-feira (21), em Addis-Abeba, num encontro entre o embaixador de Angola na Etiópia, Francisco da Cruz, e AkliluKebede, director-geral para os Assuntos Africanos para as regiões Norte, Oeste, Central e Austral do Ministério dos Negócios Estrangeiros etíope, segundo uma nota da Embaixada de Angola naquele país.

Na perspectiva do relançamento da cooperação, ambos os governos estão a efectuar consultas, com vista a assinatura, de três instrumentos legais, especificamente o Acordo-Geral de Cooperação, Memorando de Entendimento entre o Ministério das Relações Exteriores de Angola e o congénere etíope, bem como a Supressão de Vistos em Passaportes de Serviço e Diplomáticos.

Quanto à revisão do acordo aéreo, que remonta a 1977, a Ethiopian Airlines pretende aumentar os voos semanais para Luanda, coincidindo com o interesse, por Angola, do fortalecimento da cooperação, mormente na manutenção dos aviões e formação de quadros da companhia nacional TAAG.

Ambos os interlocutores, indica o documento a que a Angop teve acesso, concordaram relativamente à necessidade da realização, no presente ano, de um Fórum de Negócios para investidores do sector empresarial.

Para a assinatura daqueles três instrumentos jurídicos de cooperação, assim como para o aprofundamento e reforço das relações bilaterais, está na forja a realização de uma visita, a Etiópia, do ministro das Relações Exteriores de Angola, Manuel Augusto, cuja data se encontra em discussão.

Além dos vários encontros na capital etíope, delegações dos dois países reuniram-se em Dezembro último, em Luanda, e foi ventilado o alargamento da cooperação a áreas como Pescas, Indústria (sector manufatureiro), Turismo, Agricultura e Florestas, e Petróleos.

Assuntos Addis Abeba   Angola   Cooperação  

Leia também
  • 22/01/2020 18:23:53

    UNITA quer tratamento judicial do "Luanda Leaks"

    Luanda - A UNITA, maior partido na oposição em Angola, considerou, esta quarta-feira, que os factos trazidos a público sobre a origem da fortuna da empresária angolana Isabel dos Santos, denominado "Luanda Leaks", têm de merecer o devido tratamento por parte dos órgãos judiciais.

  • 21/01/2020 12:55:24

    Jurisdições constitucionais africanas reúnem-se em Luanda

    Luanda - A XII sessão plenária do Bureau Executivo da Conferência das Jurisdições Constitucionais de África (CJCA) vai realizar-se na quinta-feira, na capital angolana, Luanda.

  • 20/01/2020 18:09:34

    Reino Unido reitera apoio a África

    Londres (Do enviado especial) - O primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, declarou nesta segunda-feira, em Londres, que o futuro do mundo estará em África e o seu país está pronto para ajudar os povos africanos com parcerias sustentáveis.