Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Política

25 Janeiro de 2020 | 05h10 - Actualizado em 24 Janeiro de 2020 | 20h31

Formalização da acusação contra Isabel dos Santos destaque da semana

Luanda - A formalização da acusação contra a empresária Isabel dos Santos por alegada má gestão e desvio de fundos, durante a sua passagem pela petrolífera estatal Sonangol, constitui destaque do noticiário político durante a semana que hoje, sábado, termina.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Em relação ao assunto, o Procurador-Geral da República, Helder Pitta Grós, disse que está em curso uma investigação por branqueamento de capitais contra a Isabel dos Santos, admitindo a possibilidade de se emitir um mandado de captura contra a empresária.
O magistrado reuniu-se esta semana, em Lisboa, com a homóloga portuguesa, Lucília Gago, no quadro do estreitamento das relações entre os dois órgãos de justiça.

Outro notícia de realce tem a ver com a subida de Angola de 19 lugares no ranking internacional dos países que combatem a corrupção, a impunidade e promovem o respeito dos direitos humanos.

O ministro da Justiça e dos Direitos Humanos, Francisco Queirós, esclareceu que, de um universo de 180 países avaliados pela Organização de Transparência Internacional em 2019, Angola passou da posição 165 para 146.

Durante os últimos sete dias, o Presidente da República, João Lourenço, nomeou Sérgio de Sousa Santos ministro da Economia e Planeamento, em substituição de Manuel Neto da Costa.

O Chefe de Estado nomeou também Sérgio Leonardo Vaz governador da província do Cunene, cargo até aqui ocupado por Virgílio da Ressurreição Adriano Tyova.

Fez igualmente manchete a Cimeira de Investimento Reino Unido-África, decorrida na cidade de Londres, na qual Angola participou com uma delegação encabeçada pelo ministro de Estado e da Coordenação Económica,  Manuel Nunes Júnior.

No domínio da actividade parlamentar o destaque recai para aprovação da Proposta de Lei que autoriza o Banco Nacional de Angola (BNA) a pôr em circulação uma nova família de notas de kwanza.

Com a autorização do parlamento, as novas cédulas da família do Kwanza, denominada “Série 2020”, devem entrar em circulação ainda no primeiro semestre deste ano.

Assuntos Política  

Leia também
  • 24/01/2020 20:20:33

    Alteração das propinas carece de autorização das Finanças -PGR

    Luanda - A Procuradoria-Geral da República esclareceu esta sexta-feira, em Luanda, que a alteração do preço das propinas no ensino superior privado deve ser solicitada ao departamento competente do Ministério da Finanças e só deverá ser aplicada se for devidamente autorizada, sob pena de responsabilização da lei.

  • 24/01/2020 16:09:24

    JMPLA apresenta alternativas ao discurso crítico

    Lubango - A juventude angolana deve substituir o discurso crítico, com a apresentação de soluções criativas e aposta no empreendedorismo para o combate ao desemprego e crescimento da economia do país.

  • 24/01/2020 16:04:16

    Tribunais constitucionais africanos atentos à corrupção

    Luanda - Os Tribunais Constitucionais de África devem estar sob alerta aos processos de combate à corrupção em curso no continente, para justificarem a sua existência, defendeu esta sexta-feira, em Luanda, o presidente do Tribunal Constitucional do Zimbabwé, Luke Malaba.