Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Política

24 Janeiro de 2020 | 16h11 - Actualizado em 24 Janeiro de 2020 | 16h10

INAD remove explosivos no Cuito

Cuito - O Instituto Nacional de Desminagem (INAD) no Bié iniciou, hoje (sexta-feira), no Cuito, trabalhos de remoção de engenhos explosivos não detonados soterrados no pátio do Comité Municipal do MPLA, durante o conflito pós-eleitoral de 1992, constatou a Angop.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

O chefe de Departamento de Desminagem do INAD no Bié, José Virgílio, informou que, neste primeiro dia, foram removidos 11 engenhos do tipo obuses, sendo oito de 82 milímetros, dois de 60 e um de morteiro de 110 milímetros.

Os trabalhos de clarificação do local, de acordo com José Virgílio, vão decorrer durante sete dias.

Informou que o material bélico foi encontrado a cerca de 1 metro de profundidade, numa área que durante o conflito armado era uma trincheira, prevendo-se que até ao final do trabalho venha-se a encontrar outros engenhos.

Neste momento, o local está isolado enquanto durar o trabalho, de acordo com o segundo secretário municipal do MPLA no Cuito, Nelson Quintas.

Em 2019, três pessoas morreram e 23 ficaram feridas na sequência de dez acidentes com minas e outros engenhos explosivos não detonados, na província do Bié, segundo um balanço oficial do INAD.

Assuntos Minas   Província » Bié  

Leia também
  • 16/01/2020 18:40:30

    Acidentes com minas causam três mortes

    Cuito - Três pessoas morreram e 23 ficaram feridas, em 2019, na sequência de dez acidentes com minas e outros engenhos explosivos não detonados, ocorridos na província do Bié, segundo um balanço oficial, houve uma redução de vítimas em relação ao período anterior.

  • 04/01/2020 16:49:42

    Bié: Professores devem ensinar a real história de Angola-Governador

    Cuito- O governador do Bié, Pereira Alfredo, pediu hoje na cidade do Cuito, a necessidade dos professores dotarem as novas gerações de estudantes com ferramentas sobre a real história de Angola, visando perpetuar na franja as conquistas até agora alcançadas.

  • 03/01/2020 19:01:08

    Estrangeiros financiam exploração ilícita de diamantes

    Cuito - A exploração ilícita de diamantes na província do Bié continua a ser financiada por cidadãos estrangeiros ilegais, denunciou, nesta sexta-feira, o porta-voz da "Operação Transparência", comissário António José Bernardo.