Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Política

29 Janeiro de 2020 | 06h18 - Actualizado em 29 Janeiro de 2020 | 13h46

Angola e Alemanha reforçam cooperação

Luanda - Angola e a Alemanha realizaram, terça-feira (28), em Berlim, a III Sessão da Comissão Bilateral, tendo em vista o reforço das relações de cooperação em vários domínios.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

1 / 1

Domingos Custódio Viera Lopes, Secretário de Estado para Cooperação Internacional e Comunidades Angolanos

Foto: ANTÓNIO ESCRIVÃO

Arte das Bandeiras de Angola (esq) e da Alemanha

Foto: Arte de Osvaldo Pedro

A delegação angolana ao evento foi liderada pelo secretário de Estado para a Cooperação Internacional e Comunidades, Domingos Custódio Vieira Lopes, e a alemã pelo drector-geral dos Assuntos Políticos para África, América Latina e Médio Oriente, Philipp Ackermann.

Segundo uma nota a que a Angop teve acesso hoje, foram analisados outros temas, como a política externa e segurança regionais, consultas económicas, cultura, educação e ciência.

A Comissão Bilateral Angola-Alemanha, criada no âmbito da “Declaração Comum de Intenções” e assinada a 08 de Julho 2011, é uma plataforma de troca de opiniões de carácter geral sobre questões bilaterais e multilaterais de interesse mútuo, responsável pela avaliação do desenvolvimento da cooperação.

As partes deram sequência ao desenvolvimento das conversações bilaterais, mantidas principalmente desde a visita do Presidente da República de Angola, João Lourenço, a Berlim, em Agosto de 2018, assim como das visitas a Luanda da Comissão dos Assuntos Económicos do Bundestag (parlamento alemão), em Fevereiro de 2019, e do Presidente do Conselho Federal em Julho de 2019.

A III Sessão da Comissão Bilateral integrou, além da Embaixadora de Angola na Alemanha, Balbina da Silva, altos funcionários dos Ministérios das Relações Exteriores, Economia e Planeamento, Defesa Nacional, Saúde, Transportes e Finanças, que avaliaram a possibilidade da assinatura de acordos e memorandos de entendimento, por altura da visita oficial a Angola da Chanceler alemã, Angela Merkel, prevista para início de Fevereiro próximo.

Neste sentido, prevê-se a assinatura de dois acordos: um no domínio do ensino superior e outro da aviação civil. A questão migratória e a facilitação de vistos para tratamento médico e turismo também será abordada.

A Alemanha pretende fomentar o ensino da língua alemã, razão pela qual foram debatidos os mecanismos para tornar o Instituto Goethe mais próximo dos interessados.

Angola e Alemanha estabeleceram relações diplomáticas em 1979.

Assuntos Cooperação  

Leia também
  • 28/01/2020 18:47:37

    Angola e Namíbia abordam relações comerciais

    Luanda - A embaixadora de Angola na Namíbia, Jovelina Imperial, analisou a dinamização e o reforço das relações comercias entre os dois países, num encontro com a presidente do Conselho Administrativo da Câmara de Comércio e Indústria daquele país, Charity Mwiya.

  • 27/01/2020 18:23:55

    Marcelo de Sousa pede esclarecimentos sobre agressão à luso-angolana

    Lisboa (Da correspondente) - O Presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, pediu esclarecimentos sobre a alegada agressão contra a luso-angolana Cláudia Simões, a 19 de Janeiro, por um suposto agente da Polícia de Segurança Pública (PSP).

  • 27/01/2020 17:52:08

    Fundo Global reafirma apoio para erradicação da malária

    Luanda - O presidente do Fundo Global, Donald Raberuka, reafirmou esta segunda-feira, em Luanda, o seu apoio ao Executivo angolano, com objectivo de se erradicar doenças como a malária, tuberculose e o VIH/Sida, até ao ano de 2030.