Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Política

01 Fevereiro de 2020 | 09h07 - Actualizado em 01 Fevereiro de 2020 | 09h05

Exaltada importância do ensino militar da SADC

Luanda - A importância do estabelecimento de ensino da SADC visando potenciar os militares da região para a eficiência e eficácia nas missões de manutenção da paz foi exaltada nesta sexta-feira, em Harare - Zimbabwe, pelo embaixador da República de Angola na República do Zimbabwe, Agostinho Tavares.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

O diplomata prestou esta informação quando discursava no acto de encerramento do Curso Operacional de Missão Integrada para comandantes nas operações de apoio à paz, decorrido no Centro de Formação Regional para Manutenção da Paz da SADC (RPTC - SADC).

O embaixador enalteceu ainda os esforços enveredados pelos Estados Membros da SADC na contribuição e manutenção do RPTC/SADC, que é a única Instituição de Excelência em África, patrocinada pelos países que constituem a Região Austral.

Disse ainda que “o Centro de Formação Regional para a Manutenção da Paz da SADC é uma instituição importante na cooperação do Órgão de Política, Defesa e Segurança da SADC, mandatada pelo Plano Indicativo Estratégico revisto, para a construção e manutenção da paz em operações de apoio à Paz pelas Forças da SADC em Estado de Alerta.”

Por seu turno, o comandante do RPTC/SADC, brigadeiro M.V. Khumalo, disse estar satisfeito com a participação e representação condigna dos Estados Membros que certamente iriam pôr em prática os exercícios e ensinamentos adquiridos durante o curso.

De acordo com uma nota informativa da referida missão diplomática, que a Angop teve acesso, o equilíbrio no género fez-se sentir, considerando que treze participantes eram do sexo feminino e catorze do sexo masculino.

O centro forma anualmente membros de Exército, Polícia, Serviços Correccionais/Prisões e Civis dos Estados Membros da SADC.

Participaram no curso o Chefe do Estado Maior da 70ª Brigada Militar, Domingos António Bali, e o Chefe do Estado Maior da Brigada das Forças Especiais, Paulo António.

Realizado de 20 a 31 de Janeiro deste ano e com duração de duas semanas, o evento contou com a participação de 12 países da SADC, nomeadamente, Angola, Botswana, Comores, República Democrática do Congo, Reino de Eswatini, Lesotho, Madagáscar, Malawi, Maurícias, Moçambique, Namíbia, Seychelles, Zâmbia e Zimbabwe, excepto a África de Sul e a Tanzânia.

Assuntos Formação  

Leia também
  • 29/11/2019 19:39:41

    Agentes do Minint solicitam centro de instrução na Huíla

    Lubango - Agentes do Ministério do Interior solicitaram hoje, sexta-feira, no Lubango (Huíla), a instalação na província de um centro de instrução permanente, para elevar o nível de formação técnico-profissional dos quadros.

  • 05/11/2019 18:54:08

    Governador reitera rigor na gestão de fundos públicos

    Uíge - O governador provincial do Uíge, Pinda Simão, aconselhou hoje, terça-feira, os gestores públicos a continuar a primar pelas melhores práticas de gestão de fundos e outros recursos alocados para a execução de projectos sociais, de forma assegurar a melhoria das condições sociais da população e alavancar o progresso dos municípios.

  • 05/08/2019 18:21:59

    Direcção de Ilícitos Penais exige quadros qualificados - Ministro do Interior

    Luanda - O ministro do Interior, Eugénio César Laborinho, disse hoje, em Luanda, que a Direcção de Investigação de Ilícitos Penais, aprovada recentemente por Decreto Presidencial, vai exigir a integração de quadros com formação específica e qualificada.