Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Política

23 Fevereiro de 2020 | 01h24 - Actualizado em 23 Fevereiro de 2020 | 01h23

Angola: Síntese das principais notícias

Luanda - A Agência Angola Press, Angop E.P, incluiu na sua emissão das últimas 24 horas, entre outros, os seguintes assuntos:

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Regresso

Luanda - O Presidente da República, João Lourenço, regressou na noite dessa sexta-feira a Luanda, depois de ter participado, em Gatuna-Katuna, na Cimeira Quadripartida (Angola, Rwanda, República Democrática do Congo e Uganda), que analisou a segurança e cooperação na Região dos Grandes Lagos.

Participação

Luanda - Uma delegação chefiada pela Ministra do Ambiente, Paula Francisco, participa de 24 a 27 do mês em curso, na 6ª Sessão do Fórum Regional da África, sobre Desenvolvimento Sustentável, em Victoria Falls, no Zimbabwe.

Cimeira Gatuna-Katuna (Dos enviados especiais) - A República do Uganda deverá, no prazo de um mês, verificar as alegações do vizinho Rwanda sobre as acções provenientes do seu território, perpetradas por forças hostis ao Governo rwandês.

Marcha

Luanda - Várias marchas de repúdio às práticas de corrupção e impunidade, convocadas pelo MPLA, decorreram, nesse sábado, em 17 das 18 províncias do país.

Conselho de Segurança

Nova Iorque - Angola defendeu sexta-feira, em Nova Iorque, uma maior transparência e inclusão no Conselho de Segurança da ONU, porquanto as diferenças entre assentos permanentes e não permanentes tornam este órgão "altamente desigual e ineficiente.

Carnaval

Luanda - A ministra da Cultura, Maria da Piedade de Jesus, reiterou, nesse sábado, em Luanda, o apoio contínuo aos grupos carnavalescos infantis para garantir o futuro da maior festa popular no país.

Legado

Luanda - A vice-presidente do MPLA, Luísa Damião, destacou, na noite de sexta-feira, em Luanda, o legado de um país livre e soberano deixado pelos nacionalistas do "processo 50", permitindo aos angolanos dirigirem os destinos do país.

Canfeu2020

Caxito- A 17ª edição do Campo Nacional de Férias de Estudantes Universitários (Canfeu), que decorreu de 19 a 22 deste mês, em Caxito, província do Bengo, encerrou neste sábado, num acto presidido, pelo primeiro secretário nacional da JMPLA, Crispiniano dos Santos.

Fiscalização

Malanje - A juíza conselheira presidente do Tribunal de Contas, Exalgina Gamboa trabalha, desde sexta-feira, no município de Cacuso, Malanje, a fim de avaliar o grau de andamento das obras finais do projecto hidroeléctrico de Laúca.

Línguas nacionais

Lubango - Pelo menos 24 mil alunos da província da Huíla estão desde 2015 a aprender as línguas nacionais, Umbumdo, Nyaneka e Nganguela, em mais de 150 escolas do primeiro ao secundo ciclo, através do processo de introdução da língua materna no currículo escolar, processo dirigido por 450 professores.

Estágio

Luanda - As selecções nacionais que participarão nos Jogos Olímpicos de 24 de Julho a 9 de Agosto, em Tóquio (Japão), vão estagiar na cidade de Tamana 15 dias antes do início do evento.  

Natação

Luanda - A atleta Maria Freitas conquistou neste sábado a medalha de ouro no zonal africano de natação, que decorre na cidade twanesa de Gaberone, depois de ter protagonizado igual feito no dia anterior.

Girabola

Luanda - O Petro de Luanda venceu neste sábado o Santa Rita de Cássia, por 2-0, e assumiu a liderança, à condição, do Campeonato Nacional de futebol da primeira divisão "Girabola2019/20", em jogo da 21ª jornada, disputado no estádio 4 de Janeiro, no Uíge.  

Assuntos Política  

Leia também
  • 22/02/2020 10:30:20

    Luandenses marcham contra impunidade

    Luanda - Centenas de cidadãos participam, desde as 10h20 deste sábado, em Luanda, numa marcha de apoio às medidas do Governo para combater a corrupção e a impunidade, convocada pelo MPLA (partido no poder).

  • 21/02/2020 23:07:55

    MPLA destaca legado dos heróis do "processo 50"

    Luanda - A vice-presidente do MPLA, Luísa Damião, destacou, na noite de sexta-feira, em Luanda, o legado de um país livre e soberano deixado pelos nacionalistas do "processo 50", permitindo aos angolanos dirigirem os destinos do país.

  • 21/02/2020 22:26:33

    Presidente do Tribunal de Contas avalia funcionamento de Laúca

    Malanje - A juíza conselheira presidente do Tribunal de Contas, Exalgina Gamboa trabalha desde hoje (sexta-feira), no município de Cacuso, Malanje, a fim de avaliar o grau de andamento das obras finais do projecto hidroeléctrico de Laúca.