Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Política

17 Fevereiro de 2020 | 17h22 - Actualizado em 18 Fevereiro de 2020 | 11h41

Angola reforça prevenção contra tráfico de pessoas

Luanda - Angola continua a fortalecer e estabelecer parcerias com organismos internacionais, para aumentar a consciência pública na identificação de sinais que podem evidenciar casos de tráfico de pessoas, reafirmou hoje a secretária de Estado para os Direitos Humanos e Cidadania.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

1 / 1

Secretária do Estado dos Direitos Humanos e Cidadania, Ana Celeste Januário

Foto: Alberto Julião

Ana Celeste Januário, que falava na abertura de uma acção formativa sobre “Combate ao Tráfico de Seres Humanos”, enfatizou a necessidade da realização de campanhas na rádio, televisão e redes sociais, com a disseminação de materiais informativos.

A responsável falou da campanha internacional “Coração Azul”, já em curso no país, e da aprovação, na última sexta-feira, do Plano Nacional de Acção de Prevenção e Combate ao Tráfico de Seres Humanos.

Referiu que o engajamento do Estado angolano tem sido cada vez mais evidente, tendo em conta o número de casos que têm sido divulgados e registados.

A título de exemplo, disse que, até ao ano transacto, foram registados 80 casos, 20 dos quais já se encontram em tribunal.

Dado o aumento de casos, afirmou que o Governo tem adoptado medidas institucionais, para garantir a protecção das vítimas e a prevenção de novos casos de tráfico de seres humanos.

Frisou que, a par das iniciativas do Executivo, a Assembleia Nacional tem desempenhando papel fundamental neste processo, com a aprovação da legislação para combater esse fenómeno.

Falou da necessidade de  treinamento dos efectivos das forças de segurança, dos magistrados judiciais e do Ministério Público, funcionários e oficiais de justiça, para fazer face a esse mal.

Assuntos Justiça  

Leia também
  • 18/02/2020 11:30:02

    Portugal: Tribunais da Relação de Luanda e Benguela entram em funcionamento em Março

    Lisboa (Da correspondente) - O secretário-geral do Tribunal Supremo de Angola, Fuki Carlos, informou, segunda-feira, em Lisboa, que os tribunais da Relação de Benguela e Luanda devem abrir no próximo mês, no âmbito da reforma do sector judicial em curso no país.

  • 17/02/2020 20:23:38

    PGR apreende edifícios do CIF

    Luanda - A Procuradoria Geral da República (PGR) apreendeu hoje, em Luanda, os edifícios CIF Luanda One e CIF Luanda Two, localizados no distrito urbano da Ingombota, município de Luanda, Avenida do 1º Congresso do MPLA.

  • 14/02/2020 16:45:42

    Conservatórias barram nomes "ofensivos"

    Luanda - Já lá se vai a época em que a atribuição de nomes próprios, em Angola, era feita a bel-prazer dos pais, tios e avós, violando-se, em muitos casos, os pressupostos da lei.