Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Política

17 Fevereiro de 2020 | 15h16 - Actualizado em 18 Fevereiro de 2020 | 11h33

Angola vai emitir BI em Portugal a partir de Abril

Luanda - O processo de emissão de Bilhetes de Identidade (BI) para cidadãos angolanos residentes em Lisboa, Portugal, inicia em Abril próximo, anunciou esta segunda-feira, em Luanda, o ministro da Justiça e dos Direitos Humanos, Francisco Queiroz.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Ministro da Justiça e dos Direitos Humanos, Francisco Queiroz (arquivo)

Foto: Francisco Miúdo

“Lisboa (Portugal) será a pioneira, a partir de Abril próximo, seguindo-se a Zâmbia, República Democrática do Congo (RDC), África do Sul e Namíbia”, frisou o governante.

Ao discursar na abertura de uma acção de formação para 50 agentes consulares, que vão trabalhar na emissão do BI no exterior do país, o ministro sublinhou que só depois desses é que o processo se estenderá a outros da Europa.

Nesse processo, prosseguiu o governante, os agentes consulares vão trabalhar nas missões diplomáticas.

A iniciativa, em curso desde 8 de Novembro de 2019, insere-se no plano do Executivo angolano de massificação do registo civil e de atribuição do BI até ao ano de 2022.

É neste quadro que o ministro entende que a implementação dessa estratégia vai aproximar os serviços de Justiça dos angolanos residentes no estrangeiro.

Em Agosto de 2019, o ministro das Relações Exteriores, Manuel Augusto, anunciou que o Governo estava a trabalhar de forma acelerada para que os cidadãos residentes no estrangeiro tivessem facilidades em obter BI, certidões

, passaporte e outros documentos conexos.

Leia também
  • 22/02/2020 13:41:22

    Uganda tem um mês para verificar alegações do Rwanda

    Gatuna-Katuna (Dos enviados especiais) - A República do Uganda deverá, no prazo de um mês, verificar as alegações do vizinho Rwanda sobre as acções provenientes do seu território, perpetradas por forças hostis ao Governo rwandês.

  • 22/02/2020 12:00:53

    Angola defende transparência e inclusão no Conselho de Segurança

    Nova Iorque - Angola defendeu sexta-feira, em Nova Iorque, uma maior transparência e inclusão no Conselho de Segurança da ONU, porquanto as diferenças entre assentos permanentes e não permanentes tornam este órgão "altamente desigual e ineficiente".

  • 22/02/2020 10:30:20

    Luandenses marcham contra impunidade

    Luanda - Centenas de cidadãos participam, desde as 10h20 deste sábado, em Luanda, numa marcha de apoio às medidas do Governo para combater a corrupção e a impunidade, convocada pelo MPLA (partido no poder).

  • 21/02/2020 23:59:33

    Angola: Síntese das principais notícias

    Luanda - A Agência Angola Press, Angop E.P, incluiu na sua emissão das últimas 24 horas, entre outros, os seguintes assuntos: