Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Política

17 Fevereiro de 2020 | 18h01 - Actualizado em 18 Fevereiro de 2020 | 11h01

Mike Pompeo termina visita a Angola

Luanda - O secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, deixou Luanda (Angola), na tarde desta segunda-feira, depois de cumprir uma visita de trabalho de 24 horas, no âmbito do reforço da cooperação bilateral.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

No Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, Mike Pompeo recebeu cumprimentos de despedida do ministro angolano das Relações Exteriores, Manuel Augusto, da embaixadora dos Estados Unidos da América em Angola, Nina Maria Fite, entre outras individualidades.

Em Luanda, o governante norte-americano foi recebido em audiência, na manhã de hoje, pelo Presidente da República, João Lourenço, com quem analisou as relações diplomáticas e de cooperação entre Angola e os Estados Undiso.

A seguir, em conferência de imprensa, no Ministério das Relações Exteriores, Mike Pompeo reafirmou o apoio do seu país às reformas em curso em Angola e assegurou ajuda para o repatriamento de capitais retirados ilicitamente do país.

Recentemente, os Estados Unidos manifestaram apoio a Angola nos esforços de combate à corrupção.
 
A sua agenda de trabalho contemplou, também, a participação numa mesa redonda com líderes de negócios, no Museu da Moeda, bem como uma reunião com membros da Missão Diplomática do seu país em Angola.
 
Antes de Angola, o chefe da diplomacia norte-americana esteve no Senegal. Da capital angolana, Mike Pompeo partiu para Addis Abeba, Etiópia.

Relações Angola – Estados Unidos

Angola e os Estados Unidos assinaram, em 2010, um acordo de parceria estratégica, e cooperam em vários domínios, com realce para o comércio, as finanças, a energia, indústria transformadora, segurança, saúde e justiça.

Angola exporta para os Estados Unidos petróleo e diamantes e compra a este país alimentos, equipamentos para o sector petrolífero e maquinaria diversa.

Assuntos Angola  

Leia também
  • 18/02/2020 00:04:52

    Angola: Síntese das principais notícias

    Luanda - A Agência Angola Press, Angop E.P, incluiu na sua emissão das últimas 24 horas, entre outros, os seguintes assuntos:

  • 17/02/2020 20:01:19

    Angola e EUA abrem nova página de cooperação - PR

    Luanda - O Chefe de Estado angolano, João Lourenço, considerou esta segunda-feira que as relações Angola-Estados Unidos da América (EUA) "conheceram hoje uma nova página", com a visita de 24 horas do secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, a Angola.

  • 17/02/2020 17:30:25

    EUA reafirmam apoio ao combate à corrupção

    Luanda - O secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, reafirmou esta segunda-feira, em Luanda, o apoio aos esforços de Governo angolano no combate à corrupção e na recuperação dos fundos retirados ilegalmente do país.