Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Política

18 Fevereiro de 2020 | 16h04 - Actualizado em 19 Fevereiro de 2020 | 09h47

Operação Transparência apreende mais de seis mil diamantes

Dundo - Seis mil, 579 pedras de diamantes (por avaliar), 19 viaturas e 275 mil dólares norte-americanos, foram apreendidas no âmbito da Operação Transparência, na província da Lunda Norte.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Diamantes

Foto: Pedro Parente

A informação consta de um relatório apresentado, segunda-feira, na reunião da Comissão Provincial de Protecção Civil, referente às acções realizadas nos últimos 12 meses.

O documento refere que no mesmo período, e no quadro da operação que visa o combate ao tráfico de diamantes e a imigração ilegal, foram igualmente apreendidos três milhões, 32 mil, 550 kwanzas, 80 mil francos congoleses, entre outros meios utilizados para exploração ilegal de diamantes.

A operação, que em Março de 2019 foi alargada à costa marítima, permitiu, também, a detenção de 147 mil, 379 cidadãos estrangeiros, sendo 147 mil e seis da República Democrática do Congo, e 158 oeste africanos por situação migratória irregular, repatriados aos países de origem.

Já no âmbito da “Operação Resgate” foram encerradas 96 igrejas, sendo 54 por exercício ilegal da actividade religiosa e 24 por falta de instalações condignas para realização de cultos.

Foram também encerradas 107 estabelecimentos comerciais por falta de requisitos para o exercício da actividade.

As infracções registadas, no quadro das transgressões administrativas durante a operação, renderam para o Estado 16 milhões, 543 mil, 420 kwanzas.

A "Operação Resgate", iniciada em Dezembro de 2018, visa o combate a criminalidade, a imigração ilegal, as transgressões administrativas e outras situações que influenciam negativamente a segurança pública.

Leia também
  • 14/02/2020 19:00:03

    Secretário de Estado inteira-se da situação dos refugiados no Lóvua

    Dundo - O secretário de Estado para a Acção Social, Lúcio do Amaral, abordou nesta sexta-feira o processo de repatriamento dos refugiados da República Democrática do Congo, acolhidos no campo do Lóvua, num encontro de cortesia com a vice-governadora para o sector social, político e económico da Lunda Norte, Deolinda Satula.

  • 13/02/2020 21:08:45

    ACNUR retoma repatriamento de refugiados da RDC

    Dundo - O processo de repatriamento voluntario dos refugiados da República Democrática do Congo (RDC), suspenso em Novembro de 2019, foi retomado segunda-feira última, na Lunad Norte, com o envio de 130 cidadãos a província de Kassai Ocidental.

  • 11/02/2020 19:44:42

    Governador quer acções proactivas nas administrações

    Dundo - O governador da província da Lunda Norte, Ernesto Muangala, apelou hoje, terça-feira, no Dundo, proactividade nas acções das administrações municipais, transparência, gestão criteriosa e interventiva do erário, visando o cumprimento dos programas de desenvolvimento local.