Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Política

26 Fevereiro de 2020 | 18h17 - Actualizado em 26 Fevereiro de 2020 | 18h16

Activista defende benefícios da exploração mineira às comunidades

Dundo - O activista social Rafael Marques defendeu nesta quarta-feira, no Dundo, Lunda Norte, maior participação das empresas de exploração de diamantes no desenvolvimento socioeconómico das regiões em que operam, tendo em vista o crescimento destas comunidades.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Activista social Rafael Marques (arquivo)

Foto: Pedro Parente

Rafael Marques, que dissertava sobre “o combate à corrupção, impunidade e contextualização do desenvolvimento da região leste”, uma iniciativa do Governo da Lunda Norte, considerou necessário que as empresas de exploração diamantíferas revejam os seus programas sociais, sobretudo nas comunidades circunvizinhas.

Para o activista são necessárias políticas concretas por parte do Estado, para a definição de programas e apoios que sejam proporcionais ao rendimento das empresas.

A ideia é que as províncias onde as diamantíferas operam não dependam apenas do Orçamento Geral do Estado (OGE).

Por outro lado, reiterou a participação inclusiva no combate à corrupção e impunidade, para que as metas traçadas para o efeito tenham resultados satisfatórios.

Para Rafael Marques é fundamental que o país estabeleça uma visão comum para sair da difícil situação económica em que se encontra.

Nesta esteira, o activista social defendeu uma governação inclusiva e de proximidade, permitindo que os angolanos aprendam a viver unidos na diversidade. 

Leia também
  • 22/02/2020 14:18:15

    Angola diz basta à corrupção

    Luanda - Várias marchas de repúdio às práticas de corrupção e impunidade, convocadas pelo MPLA, decorreram, neste sábado, em 17 das 18 províncias do país.

  • 18/02/2020 16:04:34

    Operação Transparência apreende mais de seis mil diamantes

    Dundo - Seis mil, 579 pedras de diamantes (por avaliar), 19 viaturas e 275 mil dólares norte-americanos, foram apreendidas no âmbito da Operação Transparência, na província da Lunda Norte.

  • 14/02/2020 19:00:03

    Secretário de Estado inteira-se da situação dos refugiados no Lóvua

    Dundo - O secretário de Estado para a Acção Social, Lúcio do Amaral, abordou nesta sexta-feira o processo de repatriamento dos refugiados da República Democrática do Congo, acolhidos no campo do Lóvua, num encontro de cortesia com a vice-governadora para o sector social, político e económico da Lunda Norte, Deolinda Satula.