Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Política

27 Fevereiro de 2020 | 19h41 - Actualizado em 27 Fevereiro de 2020 | 19h39

Deputados fiscalizam execução de projectos no Bié

Cuito - Uma delegação parlamentar, coordenada pela deputada Ruth Adriano Mendes, encontra-se no Bié, desde a tarde de hoje (quinta-feira), para avaliar o grau de execução física e financeira de vários projectos estruturantes, inseridos no Programa de Investimentos Públicos (PIP).

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

1 / 1

Obras da Comarca do Cuquema

Foto: Leonardo Castro

Deputados visitam Centro de Tratamento de água da província

Foto: Leonardo Castro

A comitiva parlamentar visitou hoje uma Escola de 12 salas de aula, no município do Chinguar, as obras da Cadeia do Cuquema e o Sistema de Abastecimento de Água Potável do Cuito, construídas com verbas alocadas ao PIP, referentes aos anos 2018/2019.

No final da jornada de campo, Ruth Adriano Mendes, deputada da 5ª comissão, declarou à imprensa  que as "obras da Cadeia do Cuquema estão numa execução física de 45 por cento e financeira próxima dessa percentagem".

Na sexta-feira e sábado, a delegação, integrada por outros 04 deputados da 1ª, 4ª e 5ª comissões (Adriano Abel Sapinãla, Gilberto Manuel Pereira, Manuel António Gaspar Domingos e Mateus Isabel Júnior, respectivamente), desdobra-se, ainda, em visitas aos  municípios do Cuito, Cunhinga, Andulo, Cuemba,  N'harea, Camacupa e Chitembo.

Nos referidos municípios, os deputados vão inteirar-se, também, do funcionamento  dos Sistemas de Abastecimento de Água Potável e do estado das obras do Hospital Provincial do Bié, de seis escolas (com 12 salas de aula cada), excepto em Nhárea e Chitembo.

No quadro do programa de trabalho, a delegação vai, também,  visitar os 200 Fogos Habitacionais de Chitembo, entre outras obras.

Com o mesmo objectivo, os parlamentares das referidas comissões  já trabalharam, quarta-feira, na província do Huambo.

A 1ª, 4ª e 5ª Comissões da AN ocupam-se de Assuntos Constitucionais e Jurídicos, da Administração do Estado e Poder Local e de Ecomomia e Finanças, respectivamente.

A província do Bié tem uma área de 70 314 km² e a sua população é estimada em cerca de dois milhões de habitantes, na sua maioria camponeses.

Leia também
  • 27/02/2020 17:44:55

    China regista redução de infecções de coronavirus

    Luanda - O embaixador da República da China em Angola, Gong Tao, informou, esta quinta-feira, em Luanda, que os casos relativos ao coronavírus no seu país têm estado a baixar consideravelmente.

  • 27/02/2020 15:59:39

    Parlamento quer reforço do combate às drogas

    Luanda - O Presidente da Assembleia Nacional (AN), Fernando da Piedade Dias dos Santos, exortou hoje, quinta-feira, em Luanda, a união da sociedade para a promoção da saúde, através do controlo e combate às drogas, para assegurar o desenvolvimento harmonioso das comunidades.

  • 22/02/2020 14:18:15

    Angola diz basta à corrupção

    Luanda - Várias marchas de repúdio às práticas de corrupção e impunidade, convocadas pelo MPLA, decorreram, neste sábado, em 17 das 18 províncias do país.