Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Política

17 Março de 2020 | 13h59 - Actualizado em 17 Março de 2020 | 16h12

Angola e Congo analisam delimitação da fronteira marítima

Cabinda - A Comissão Interministerial de Delimitação e Demarcação da Fronteira Marítima Angola/Congo Brazzaville está reunida desde hoje, terça-feira, em Cabinda, para definir acções tendentes à fixação dos limites.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Angola/Congo reunidos no 4.º encontro sobre fronteira marítima

Foto: Pedro João

A reunião vai, durante quatro dias, definir um orçamento-conjunto para a realização dos trabalhos de campo, indicar sete técnicos de cada país para a realização dos trabalhos de estudo e verificação da foz do estuário, de acordo com os documentos históricos.

A indicação de técnicos para acompanhar os trabalhos de aquisição, processamento e interpretação sísmica, definição de empresas para a realização dos trabalhos sísmicos e datação, entrega do Decreto de 1957 e a análise da proposta do regulamento interno da comissão fazem, igualmente, parte da agenda de trabalhos.

O vice-governador de Cabinda para o sector político e social, Alberto Paca, referiu que Angola e o Congo Brazzaville são dois países com relações excelentes e augura, por isso, que a reunião produza bons resultados.

Já o chefe da delegação congolesa, Jacques Essissongo, disse que os encontros já realizados nas cidades de Luanda e Ponta-Negra têm produzido pontos fundamentais, para que muito breve se fixem as delimitações sobre a fronteira marítima entre os dois países.

A delegação angolana é chefiada pelo secretário-geral da Comissão Interministerial de Delimitação e Demarcação da Fronteira Angolana (CIDDEMA), Domingos Moreira.

A fronteira marítima que divide Angola e o Congo Brazzaville está localizada na comuna de Massabi, município de Cacongo, Norte da cidade de Cabinda, ainda por delimitar.

Já as fronteiras fluviais e terrestres em Massabi-Cacongo e Miconje-Belize têm merecido trabalhos de verificação nos seus marcos, por técnicos das duas partes.

Assuntos Província » Cabinda  

Leia também
  • 06/03/2020 13:41:56

    Alemanha destaca cooperação militar com Angola

    Cabinda - O adido militar da Alemanha em Angola, Tomás Burchert, afirmou esta sexta-feira, em Cabinda, que a cooperação com o Estado angolano, nesse domínio, é marcada por uma aposta na formação de técnicos nos diferentes domínios.

  • 04/03/2020 12:44:03

    Polícia reforça controlo sobre tráfico de mercadorias em Miconje

    Cabinda - Um maior controlo sobre o tráfico de mercadorias, contrabando de combustíveis e imigração ilegal começou a ser exercido terça-feira na comuna de Miconje, município de Belize, em Cabinda, com a inauguração do Posto de Polícia de Caiguembo.

  • 03/03/2020 08:20:48

    FAA abre ano de preparação combativa 2020/2021

    Luanda - O país registou segunda-feira a abertura do ano de preparação operativa, combativa e educativo-patriótica 2020/2021 das Forças Armadas Angolanas (FAA), com destaque aos actos que decorreram nas províncias do Bengo, Bié, Cabinda, Moxico e Huíla.